70.° aniversário do Grand Tourer celebrado com modernidade

Grand Tourer de 1953 é a fonte de inspiração para o exclusivo Continental GT Azure, baseado no JAS 949, o exemplo patenteado pela Bentley do icónico R-Type Continental.

A Bentley Motors criou, artesanalmente, um exclusivo e único Continental GT Azure inspirado no JAS 949, o exemplo patenteado pela Bentley do icónico R-Type Continental. O novo Continental GT presta homenagem ao JAS 949, um dos ícones de estilo mais importantes na história da Bentley, por ocasião do seu 70.° aniversário.

O JAS 949 é um dos 208 automóveis R-Type Continental jamais fabricados, mas o seu impacto foi muito maior do que este número sugere. Os dois bonitos modelos da Bentley, que unem passado e presente, foram fotografados juntos num edifício londrino igualmente espetacular, que é, também, uma reinvenção do século XXI de um ícone dos anos 50: Battersea Power Station, no sul de Londres.

O R-Type Continental, considerado “um tapete mágico moderno capaz de aniquilar grandes distâncias”, tornou-se no sedan de luxo de quatro lugares mais rápido do mundo na altura do seu lançamento, em 1952.

As três linhas principais do design do veículo – a linha de força da roda dianteira, a traseira e a linha do tejadilho – serviram de inspiração para a primeira geração do Continental GT, em 2003, e para todos os Continental GT desde então.

Os últimos modelos Azure da família Continental GT continuam a enaltecer a elegância e o design intemporal, vindo, diretamente, do R-Type Continental, enquanto acrescentam um foco no bem-estar ao volante.

O novo Continental GT Azure faz uso do Mulliner’s Personal Commissioning Guide para homenagear um dos membros mais icónicos dos 43 modelos que fazem parte da Heritage Collection da Bentley.

O JAS 949 é um R-Type da Bentley, encontrando-se na recém-inaugurada Heritage Garage, no campus neutro em carbono da Bentley, em Crewe. A Bentley adquiriu o JAS 949 em 2001 e tem-no mantido em excelentes condições, tanto em termos mecânicos como estéticos.

O JAS 949 foi entregue ao seu primeiro proprietário, Dr. Rowland Guenin, na Suíça, em dezembro de 1953. Foi encomendado na cor “Ivory” com interior vermelho e caixa de velocidades manual, uma especificação que conserva hoje, juntamente com o seu motor original de 4,6 litros.

Check-up Media Bentley Grand Tourer 2

Para recriar da forma mais próxima possível a especificação original do JAS 949 na sua interpretação moderna, foi pintado à mão um novo Continental GT V8 Azure na cor “Old English White”, uma recriação fiel da tonalidade da tinta original que remonta à década de 1950.

O Continental GT apresenta cromados brilhantes, incluindo a grelha de matriz, à imagem da sua musa. No entanto, enquanto o JAS 949 tem jantes de 16″, a nova versão aposta numas de 22″ com acabamento preto polido à mão, tal como o original.

Encontram-se espalhados pelo interior detalhes em couro “Cricket Ball”, um material que imita a cor original do couro do JAS 949 e proporciona ao condutor e aos passageiros uma agradável sensação de bem-estar. De forma a criar detalhes contrastantes e preservar as linhas de design da cabina, os bancos têm um debrum de couro Beluga aplicado à mão.

O laminado Burr Walnut, cujos poros abertos dá uma textura mais próxima do acabamento da pátina do JAS 949, proporciona um look contemporâneo. O laminado de poros abertos, selecionado entre os melhores laminados disponíveis, é pintado com apenas três camadas ultrafinas de verniz, tendo um total de apenas 0,1 mm de espessura. Em comparação, o verniz “High Gloss” da Bentley, tem 0,5 mm de espessura e um acabamento brilhante e suave.

Check-up Media Bentley Grand Tourer 3

Cada camada é aplicada à mão e lixada entre aplicações para garantir que o verniz adere às ranhuras naturais da madeira. O acabamento resultante assemelha-se ao enceramento e realça perfeitamente a cor e textura naturais da madeira.

Através do artesanato de Bentley, ainda hoje se encontram disponíveis aplicações cross banding. Refletindo os detalhes interiores do JAS 949, o cross banding do novo Continental GT Azure utiliza grão plano australiano com uma inserção de buxo, realçado com um revestimento Bentley Mulliner num bonito tom dourado. Para completar a cabina, foram acrescentados os acabamentos da silhueta do R-Type Continental ao folheado da fáscia e às soleiras.

O R-Type Continental, criação do engenheiro chefe de projetos, Ivan Evernden, e do responsável de styling, John Blatchley, estabelece um padrão que continua a inspirar os designers da Bentley.

As duas carroçarias especiais fabricadas no pré-guerra, Bentley Embiricos e Corniche, revelaram os benefícios de uma aerodinâmica melhorada. No início da década de 1950, Ivan Evernden inspirou-se nestas criações únicas para criar um coupé elegante com base no sedan R Type da Bentley.

A potência do motor de 4,5 litros com seis cilindros em linha foi aumentada de 140 para 153 cv, e a transmissão apresentava uma relação final de transmissão maior. O protótipo – OLG 490, apelidado de Olga – fez uma média de 191,11 km/h em cinco voltas, registando a volta mais rápida ligeiramente abaixo dos 193 km/h na pista de Montlhèry, perto de Paris.

Para se aproximarem do seu grande objetivo, os fabricantes HJ Mulliner utilizaram alumínio para fazer a carroçaria, as molduras das janelas, o friso do para-brisas, as luzes traseiras, a estrutura dos bancos e os para-choques.

Mesmo com esta redução de peso, a escolha dos pneus era crucial: não existiam no mercado pneus prontos a usar, capazes de movimentar um veículo de duas toneladas a mais de 185 km/h, pelo que os pneus de pista de média distância da Dunlop foram incluídos na especificação.

A primeira unidade de produção em série do R Type Continental foi entregue ao seu proprietário em junho de 1952. Quando a produção foi cancelada, no final de 1955, já tinham sido produzidos 208 exemplares do veículo. Destes, 193 foram construídos com a carroçaria da HJ Mulliner. As restantes unidades foram equipadas com carroçarias Park Ward (quatro descapotáveis e dois coupés), Franay (cinco), Graber (três) e Farina (um).

Recriação do tapete mágico

O novo Continental GT Azure foi desenhado para melhorar o bem-estar e o conforto dos ocupantes do veículo, fazendo de cada viagem uma experiência relaxante, independentemente da distância percorrida.

Check-up Media Bentley Grand Tourer 4

Os bancos são a base do conforto e controlo de condução. Todos os modelos Bentley Azure vêm de série com a Front Seat Comfort Specification, que inclui uma função de massagem com seis ajustes programáveis, que permitem constantes micro ajustes para os músculos e postura, essenciais na prevenção da fadiga, juntamente com os apoios laterais ajustáveis, ajuste eletrónico do cinto de segurança e encostos de cabeça confortáveis.

Outro elemento-chave do Continental GT Azure é o Bentley Dynamic Ride, sistema de controlo ativo de barras anti rolamento de 48V que aumenta o conforto do condutor e limita o deslizamento, com o objetivo de uma condução mais suave e relaxada.

O sistema protege tanto o condutor como os passageiros de movimentos exagerados ao desengatar, eletronicamente, as barras estabilizadoras quando necessário para tornar a condução mais suave, aplicando, depois, um binário estabilizador de até 1.300 Nm em 0,3 segundos quando se faz uma curva para manter a carroçaria fixa e estável.

O Continental GT Azure também vem de série com a Touring Specification, que inclui sistemas de assistência à condução destinados a dar ao condutor uma sensação de confiança e controlo relaxado em todas as condições climatéricas e de trânsito.

O Adaptive Cruise Control mantém uma distância pré-estabelecida do veículo da frente, abrandando (ou parando totalmente, se necessário) se o veículo da frente fizer o mesmo, retomando a velocidade definida quando a faixa de rodagem se encontrar livre.

Em conjunto com o Lane Assist, o Traffic Assist e o Bentley Safeguard, o sistema da Bentley de radares e câmaras de bordo monitoriza, constantemente, o trânsito e as estradas adjacentes, podendo intervir se necessário para prevenir ou evitar um acidente.

O ambiente relaxante e revigorante do habitáculo do Azure foi desenhado para reduzir a fadiga de condução através da sua configuração multissensorial baseada nos últimos avanços científicos e para melhorar a segurança automóvel. Estudos demonstraram que a fadiga está associada, em maior ou menor grau, a 20% de todos os acidentes de viação.

A sensação de controlo relaxado do condutor é ainda melhorada pelo ecrã frontal, que mostra todas as indicações e a navegação diretamente no campo de visão. Já a Night Vision, utiliza câmaras infravermelhas para identificar peões, ciclistas e fauna que se encontrem fora do alcance dos faróis de LED.

Mais sobre a Bentley aqui.

logotipo Liqui MolyAutozitânia BragalisAser aftermarket Automotive
Logo Mewa newM-rec WolfDayco

artigos relacionados

Últimas

Internacional

Atualidade