O novo rolamento de elevado desempenho, agora lançado pela Schaeffler promete menores emissões de CO2 e maior autonomia para veículos elétricos. O desempenho superior permite que o rolamento e a transmissão contribuam para a redução das emissões.
A Schaeffler desenvolveu, agora, um rolamento de esferas especial de elevado desempenho com um disco centrífugo integrado. Este disco ajuda a reduzir as emissões de CO2 em veículos com motor de combustão e motorizações híbridas.
Os veículos elétricos, por outro lado, beneficiam do facto de poderem circular mais com uma única carga. O rolamento pesa apenas 300 g e tem entre cinco e 10 cm de diâmetro, dependendo da aplicação.
“A força inovadora é um fator chave que protege o sucesso corporativo e o negócio automóvel da Schaeffler”, afirma Matthias Zink, CEO de Automotive Technologies da Schaeffler AG.
“O nosso novo rolamento de esferas tornará os acionamentos ainda mais eficientes e aumentará ainda mais o apelo da mobilidade elétrica para o uso diário”, acrescenta o responsável, em comunicado.
Os primeiros fabricantes de automóveis usam o novo rolamento de esferas na produção de transmissões híbridas e de dupla embraiagem desde 2021. E o fornecedor automóvel e industrial colabora com outros construtores em projetos com vista à produção em série.
O rolamento de esferas é aberto nas laterais (sendo, por isso, conhecido como rolamento aberto) ou dispõe de vedações feitas de borracha especial. Essas unidades de rolamento vedadas mantêm a contaminação longe das esferas e pistas dos anéis do rolamento.
Tal traduz-se em menos desgaste e, portanto, numa uma vida útil mais longa. A desvantagem, no entanto, é o nível mais elevado de atrito no rolamento, que corresponde à perda de energia valiosa.
“No rolamento aberto”, explica a empresa, “embora esse atrito seja reduzido, as unidades de rolamento partem mais rapidamente devido à falta de proteção contra contaminação. Um verdadeiro dilema”, diz.
E sublinha: “Com o rolamento de esferas de elevado desempenho com disco centrífugo integrado, a Schaeffler desenvolveu um rolamento verdadeiramente único que combina os benefícios de um rolamento aberto com os de um vedado”.
Como tal, perde-se bastante menos energia no rolamento na forma de atrito. “Menos atrito significa que a energia de acionamento é usada de forma mais eficiente. O que, por sua vez, reduz as emissões e melhora a autonomia dos veículos elétricos”, explica ainda Dieter Eireiner, chefe da divisão de negócios de rolamentos da Schaeffler.
Mais sobre a Schaeffler aqui.