A Continental é o primeiro fabricante de pneus a lançar a produção em série de fio de poliéster reciclado, obtido a partir de garrafas de plástico PET. “O novo material, de elevado desempenho, será utilizado em algumas dimensões dos pneus PremiumContact 6, EcoContact 6 e AllSeasonContact. Isto substitui o poliéster convencional na carcaça dos pneus selecionados. Um conjunto de pneus standard de um automóvel de passageiros utiliza cerca de 40 garrafas PET recicladas”, avança a empresa.
Em setembro de 2021, a Continental revelou, pela primeira vez, a tecnologia ContiRe.Tex, desenvolvida internamente. Utiliza fio de poliéster, obtido a partir de garrafas PET usadas sem quaisquer etapas químicas intermédias e não recicladas.
“Isto torna a tecnologia mais eficiente comparativamente a outros métodos padrão utilizados no processamento de garrafas PET em fios de poliéster de elevado desempenho. As garrafas utilizadas para esta tecnologia provêm, exclusivamente, de regiões sem um circuito fechado de reciclagem (a reciclagem de circuito fechado é um processo em que os resíduos são recolhidos, reciclados e reutilizados para voltar a produzir o mesmo produto original)”, explica.
“Num processo de reciclagem especial, as garrafas são separadas e limpas mecanicamente, depois das tampas das mesmas serem removidas. Após a trituração mecânica, o PET é, posteriormente, transformado em granulado e, finalmente, em fio de poliéster”, esclarece a Continental, em comunicado.
“Utilizamos apenas materiais de elevado desempenho nos nossos pneus premium. De agora em diante, vão incluir fio de poliéster a partir de garrafas PET, num processo de reciclagem particularmente eficiente. Levámos a nossa tecnologia inovadora ContiRe.Tex para a fase de produção em apenas oito meses”, frisa Ferdinand Hoyos, responsável pela Área de Negócio Mercado de Substituição da Continental na Europa, Médio Oriente e África (EMEA).
“Estou orgulhoso de toda a nossa equipa por este feito notável. Estamos, constantemente, a expandir a quota de materiais renováveis e reciclados nos nossos pneus. Até 2050, no máximo, queremos utilizar apenas materiais sustentáveis na nossa produção”, acrescenta o responsável.
Todos os pneus produzidos com tecnologia ContiRe.Tex provêm da fábrica de pneus da Continental em Lousado, Portugal. Os pneus com tecnologia ContiRe.Tex têm um logótipo especial na parede lateral, onde se lê “Contém Material Reciclado”.
O fio poliéster feito de PET é usado há muito tempo como material na montagem de pneus de passageiros e camiões ligeiros. Os cordões têxteis absorvem as forças da pressão interna do pneu e permanecem estáveis, mesmo sob cargas e temperaturas elevadas.
Para tornar os pneus ainda mais eficientes no consumo de energia e “amigos do ambiente” no fabrico, utilização e reciclabilidade, a Continental está a investigar, intensivamente, materiais alternativos para a sua produção.
Em setembro de 2021, o fabricante de pneus premium estreou o Conti GreenConcept, utilizando poliéster proveniente de garrafas de plástico reciclado na carcaça, no IAA MOBILITY.
Para a segunda temporada da série de corridas 100% elétricas Extreme E, que teve início em fevereiro de 2022, a Continental desenvolveu um pneu que também utiliza a tecnologia ContiRe.Tex. Os veículos de apoio ao Tour de France deste ano serão, também, exclusivamente equipados com pneus ContiRe.Tex.
A tecnologia ContiRe.Tex da Continental está, para já, disponíveis em cinco dimensões nos modelos PremiumContact 6 (larguras de 225 a 245 mm; jantes de 17” a 19”; séries 45 e 40; código de velocidade “Y”), EcoContact 6 (larguras de 185 a 235 mm; jantes de 15” a 18”; séries 65 e 55; códigos de velocidade “H” e “V”) e AllSeasonContact (larguras de 205 a 235 mm; jantes de 16” a 19”; séries 60 e 45; códigos de velocidade “H” e “V”).
Mais sobre a Continental aqui.