MAHLE e volytica diagnosticam baterias de veículos elétricos

Nova solução, disponível ainda em 2022, tornará o estado da bateria do veículo elétrico mais transparente e os requisitos de reparação previsíveis.

A MAHLE Aftermarket passará a utilizar o cabo de carregamento, além da porta OBD existente, para diagnosticar baterias de veículos elétricos no futuro. Para isso, a divisão de serviços e peças da empresa de Estugarda está a colaborar com a volytica diagnostics, especialista em software, com sede em Dresden, também na Alemanha.

Com os seus sistemas, a volytica avalia os dados medidos na cloud e fornece informações valiosas sobre o estado da bateria do veículo elétrico. Desta forma, podem ser feitas projeções de reparações necessárias, por exemplo.

“Desde o início de 2022, a nova solução de diagnóstico para automóveis foi testada na prática em conjunto com a TÜV NORD Mobilität e um conhecido operador de frota europeu. Espera-se que esteja disponível na MAHLE até final deste ano”, afirma a empresa. Na próxima fase, ambos os parceiros querem oferecer o diagnóstico de bateria para camiões e transportes elétricos movidos a bateria.

“Em termos de equipamentos de oficina, acelerámos muito a nossa taxa de inovação. Agora, estamos a tornar a bateria numa variável totalmente previsível, criando, assim, segurança futura para oficinas independentes na transição da mobilidade”, diz Olaf Henning, responsável máximo da unidade de negócios Aftermarket da MAHLE.

“Centros de inspeção, proprietários de veículos, operadores de frotas e redes oficinais têm sido submetidas a uma enorme falta de transparência no que diz respeito à qualidade da bateria e, portanto, ao valor do veículo. Até agora, dificilmente era possível avaliar de forma confiável os dados da bateria e comunicar o status quo da mesma aos proprietários de veículos elétricos”, explica Claudius Jehle, CEO da volytica.

“Isso paralisa o aumento do mercado de mobilidade elétrica, bem como a descarbonização do setor de transporte. Ao mesmo tempo, esse teste não deve demorar muito e deve ser acessível. É exatamente aqui que entramos com nossa tecnologia”, acrescenta.

Uma combinação especial de carregador e ferramenta de diagnóstico é usada para garantir esta eficácia. Dessa forma, a MAHLE pode obter diagnósticos iniciais sobre a condição da bateria do veículo através do plug-in de carregamento do veículo em 10 minutos. Esta medição é realizada independentemente dos dados fornecidos pelo fabricante do veículo, através da porta de diagnóstico OBD e, portanto, é particularmente neutra e independente.

 

Check-up Media MAHLE e-mobility

Posteriormente, os dados da bateria são avaliados e interpretados de forma abrangente na cloud da volytica e o resultado é fornecido ao utilizador. Com este novo desenvolvimento, a MAHLE abre novas áreas de negócios preparadas para o futuro, além do motor de combustão para oficinas independentes.

“Com o MAHLE TechPRO, a MAHLE é o primeiro fornecedor a permitir que os seus clientes realizem diagnósticos básicos de bateria através da porta OBD”, afirma a empresa em comunicado.

Com a ajuda do diagnóstico, cerca de dois milhões de toneladas de baterias com valor superior a 50 mil milhões de euros podem ser salvas, anualmente, de um final prematuro e “ganhar uma segunda vida”, diz a empresa.

“Ao dar uma segunda vida à bateria, esta pode durar mais uma média de cinco anos. Este é um aspeto importante, pois o grupo está, claramente, comprometido com o Acordo Climático de Paris e esforça-se para reduzir, significativamente, a sua pegada de carbono e usar os seus produtos para contribuir para uma mobilidade compatível com o ambiente”, sublinha ainda a MAHLE.

Mais sobre a MAHLE aqui.

liquimoly_300x150_mMewaMF Pinto Import. export peças, S.A.são jose PneusSKFAser aftermarket AutomotiveDaycoSWAG_300x150BlueprintQF-LDA RacingStratioWRX Wolf

artigos relacionados

Últimas