powered by

Eni e IVECO juntas pela mobilidade sustentável dos veículos comerciais

Objetivo é acelerar a descarbonização do transporte, área onde as duas empresas estão ativas há algum tempo, bem como explorar o potencial de iniciativas de mobilidade sustentável.

A Eni e a IVECO, marca do Grupo Iveco N.V. e pioneira em veículos comerciais com propulsão alternativa, anunciaram a assinatura de uma Carta de Intenções (LoI). As duas empresas vão unir competências para explorar o potencial de cooperação em iniciativas de mobilidade sustentável no setor dos veículos comerciais na Europa, bem como acelerar a descarbonização do transporte, em que ambas estão ativas há algum tempo.

Ambas pretendem definir uma plataforma integrada de mobilidade sustentável para frotas comerciais, oferecendo veículos inovadores movidos a biocombustíveis e vetores de energia sustentável – como biocombustível HVO (Óleo Vegetal Hidrotratado), biometano, hidrogénio e eletricidade –, assente numa infraestrutura relacionada.

“As áreas de colaboração previstas pela LoI incluem a oferta da Eni de HVO 100% puro para camiões ​​IVECO equipados com motores capazes de, com ele, operar. O biocombustível HVO de elevada qualidade pode ser utilizado na sua forma pura em todos os motores Diesel mais recentes”, explica o comunicado.

“Trata-se de um biocombustível de alta qualidade derivado de materiais de origem vegetal e resíduos, produzido com a tecnologia proprietária Ecofining nas biorrefinarias da Eni de Veneza e Gela”, acrescenta.

O HVO 100% puro permite reduzir as emissões de CO2 entre 60 e 90% (calculadas ao longo do ciclo de vida), em comparação com a mistura standard de combustível fóssil.

Além disso, a Eni e a IVECO – principal fabricante europeu de veículos comerciais movidos a gás natural – também pretendem acelerar a disponibilidade no mercado de biometano, combustível renovável feito a partir de resíduos agroindustriais, que pode ser comprimido (CNG) e liquefeito (GNL).

A colaboração não exclusiva também abrange iniciativas a favor de veículos movidos a bateria elétrica e célula de combustível de hidrogénio, assente numa infraestrutura relacionada.

A IVECO tem um plano de lançamento para novos modelos de baterias elétricas e, depois, de células de combustível de hidrogénio, enquanto a Eni pretende criar uma rede de pontos de carregamento.

A Eni Live Station, em San Giuliano, perto de Mestre (Veneza), é a primeira estação de abastecimento de hidrogénio implantada numa área urbana em Itália. A esta, seguir-se-á uma segunda estação, em San Donato Milanese.

Mais sobre a IVECO aqui.

StratioDaycoChampion

artigos relacionados

Últimas

Em estrada

Atualidade

Lubrificantes