As atividades de monitorização realizadas entre a CONVEY (fornecedora líder de serviços de proteção de marca e Internet, com sede em Turim) e a UFI Filters resultaram, até ao momento, na interceção de mais de 2,5 milhões de transações de componentes ilegais nos principais mercados a nível global.
O sistema de monitorização e anulação dessas atividades ilegais permite que elas sejam “cortadas pela raiz”, minimizando, assim, o risco de aumento das transações ilegais. Graças a um serviço de vigilância em constante expansão, que abrange todos os mercados a nível global, a UFI Filters conseguiu remover mais de oito mil anúncios comerciais publicados em 33 plataformas de comércio eletrónico, evitando que se gerasse um volume de negócios potencial de mais de cinco milhões de euros com vendas de produtos falsificados.
Desde 1972 que a UFI Filters está comprometida em proteger os seus produtos através do registo de marcas e do depósito de novos pedidos de patentes (268 até à data), tanto nos principais mercados mundiais como através da fiscalização aduaneira, nomeadamente através do registo dos bens de propriedade intelectual do grupo junto das autoridades aduaneiras dos países.
Estas medidas foram ainda reforçadas através de formações específicas ministradas nas agências aduaneiras mais sensíveis, focando-se, sobretudo, nos produtos sujeitos à maior atividade de contrafação, como os da família ONE da UFI Filters.
Os filtros ONE são essenciais para proteger os motores dos resíduos de água no gasóleo. Os produtos da UFI Filters são escolhidos por 95% dos fabricantes de veículos em todo o mundo por esse motivo.
E estão, também, disponíveis no catálogo de aftermarket da empresa, oferecendo a mesma qualidade aos clientes do pós-venda. Reforçando esse compromisso, a UFI Filters é membro do comité ISO para estabelecer e atualizar os padrões de filtração.
À luz da importância da família de produtos ONE, a UFI Filters preparou um boletim técnico, destacando as diferenças entre um filtro Diesel UFI Filters 24.ONE.01 e os filtros falsificados existente no mercado para Alfa Romeo, Chrysler, Citroën, Fiat, Ford, Lancia, Opel, Peugeot e aplicações em veículos Vauxhall.
Embora a presença de água no gasóleo seja regulada pela norma europeia EN 590 e não deva ultrapassar o valor máximo de 200 ppm (partes por milhão), na realidade a quantidade e o tamanho das partículas de água que precisam de ser separadas do gasóleo podem diferir e variar de aplicação para aplicação.
Contar com um fabricante como a UFI, com presença histórica de longa data no mercado de equipamento original, oferece uma garantia adicional, assegurando aos clientes que o filtro foi desenvolvido para manter os mais elevados padrões de separação de água, mesmo em condições mais severas do que as regulamentadas.
O princípio aplica-se não apenas ao “combustível mau”, mas, também, ao biocombustível. Os filtros UFI são projetados e produzidos com materiais filtrantes exclusivos FormulaUFI e são concebidos, desenvolvidos e fabricados com um nível tecnológico avançado, que cumpre, também, os mais elevados padrões de biocomponentes nos combustíveis, como o biodiesel B30 PME, que contém até 30% de óleo de palma, recentemente introduzido no sudeste asiático.
Filtros de qualidade inferior ou mesmo falsificados que utilizam meios filtrantes de papel plissado ou outros materiais inadequados, não cumprem a função de separar a água do gasóleo ou fazem-no de forma inadequada.
Os sistemas de filtração da UFI Filters utilizam apenas os materiais mais avançados, resistentes aos chamados “combustíveis maus” e biodiesel, sendo fabricados com as melhores matérias-primas e tecnologias.
Por esse motivo, comprar um filtro de má qualidade para economizar dinheiro pode comprometer seriamente o sistema de injeção de combustível, arriscando aumentar o tempo de inatividade do veículo e os prejuízos financeiros subjacentes, principalmente para quem utiliza o veículo para trabalhar.
“Estamos satisfeitos com os resultados que já alcançamos no combate à contrafação, mas devemos prosseguir os nossos esforços e garantir que permaneçamos em alerta máximo”, afirma Luca Autelli, diretor Jurídico e de Recursos Humanos da UFI Filters.
“Gostaria, também, de aproveitar esta oportunidade para consciencializar os clientes e condutores em geral acerca da necessidade de ter estarem alerta. Existem relatos de bombas de gasóleo que entregam combustível com resíduos consideráveis de água, que são prejudiciais aos sistemas de injeção”, frisa.
E conclui: “Os produtos genuínos UFI Filters podem realmente fazer a diferença nessas situações, garantindo o melhor desempenho na separação da água do gasóleo. Por isso, pedimos a todos que confiem nos produtos genuínos da UFI Filters que utilizem a rede oficial de distribuidores, como especialistas em materiais filtrantes”.
Mais sobre a UFI Filters aqui.

