Skip to content

Tecnologia da UFI Filters “ganha” Dakar 2023 com IVECO

A UFI Filters dispõe de uma parceria histórica com o fabricante italiano de veículos comerciais e pesados IVECO, para o qual fornece soluções de filtração de elevada eficiência.
Check-up Media UFI Filters IVECO Dakar

Há 45 anos que o Rally Dakar continua a fascinar pela dificuldade dos seus percursos, premiando os melhores desempenhos em três categorias de veículos: automóveis, motos e camiões. A edição deste ano não fez por menos.

Tendo como pano de fundo as paisagens da Arábia Saudita, a equipa da IVECO foi premiada nos camiões. “Uma vitória que viu Janus van Kasteren, dos Países Baixos, levar o excelente desempenho do seu IVECO PowerStar com motor Cursor 13 ao degrau mais alto do pódio”, avança a UFI Filters, em comunicado.

“A UFI Filters dispõe de uma colaboração histórica com o fabricante italiano de veículos comerciais e pesados IVECO, para o qual fornece soluções de filtração de elevada eficiência como equipamento de origem para apoiar os seus poderosos motores, como o Cursor 11 e 13”, recorda a empresa.

Dividido em 14 etapas, a 45.ª edição do Rally Dakar decorreu na Arábia Saudita de 31 de dezembro a 15 de janeiro. Os participantes enfrentaram uma área de competição de 8.500 km, que serpenteava do Mar Vermelho a Damman, no lado oposto da Península Arábica.

Para a IVECO, esta foi a terceira vitória na história do rali, depois de 2012 e 2016, e os motores deste ano, especialmente projetados pela FPT Industrial, foram capazes de entregar até 1.000 cv de potência.

Para os seus motores de estrada, a IVECO confia há muito na tecnologia dos filtros UFI, já conhecidos pelo seu pedigree OE, como foi evidenciado pelo fornecimento de soluções de filtração como Diesel, óleo e filtros blow-by como equipamento de origem.

“O filtro completo de combustível UFI instalado de origem garante elevada eficiência de filtração, bem como a adequação ao biodiesel e elevado rendimento, de forma a garantir a máxima prestação até 150.000 km”, refere o comunicado.

“A sua carcaça robusta é feita de plástico, tornando-o, ao mesmo tempo, mais leve. O elemento filtrante, de fácil substituição, é composto por um meio de fibras celulósicas acopladas a fibras sintéticas, conforme a exclusiva FormulaUFI.H2O, que garante uma eficiência de filtração superior a 95% para partículas de até 4μ”, pode ler-se no mesmo documento.

E vai mais longe: “A peça de reposição também está disponível no catálogo aftermarket com a referência 26.044.00. Além do PowerStar, este filtro também equipa outras aplicações, como IVECO S-Way e X-Way com motor Cursor 13 Euro 6 D”.

Check-up Media UFI IVECO Cursor 13

Entre os produtos mais importantes que a UFI desenvolveu como equipamento de origem para a IVECO, encontramos, também, o filtro de óleo patenteado, projetado para suportar os potentes motores Cursor 11 e 13 Euro 6D, que equipam modelos como PowerStar, Stralis S-Way e X-Way, cuja peça de reposição está disponível no catálogo aftermarket com a referência 25.169.00.

O filtro de óleo UFI é capaz de garantir alta limpeza do óleo, bem como excelente lubrificação dos componentes do motor, evitando o desgaste. “É constituído por um robusto suporte de alumínio com acoplamento patenteado ao corpo do motor. A tampa de plástico, por outro lado, ajuda a melhorar o grau de elasticidade, leveza e estanquidade, permitindo-lhe suportar pressões de até 13 bar”, refere.

O meio filtrante, composto com a exclusiva FormulaUFI.Stratiflex, é feito de um material que combina camadas de celulose e fibras sintéticas com fibras de vidro numa multicamada plissada. Este meio filtrante específico é capaz de bloquear as micropartículas de “fuligem”, garantindo elevado desempenho até 150.000 km.

Outro filtro importante instalado como equipamento de origem é o filtro blow-by rotativo UFI. “A sua função é recuperar os vapores de óleo gerados pelo motor na câmara de combustão. Para este filtro, a UFI Filters optou por utilizar um meio em FormulaUFI.Micron, feito de material sintético e acoplado com fibra de vidro para poder suportar elevados graus de acidez saturada dos vapores de óleo”, diz.

“Apesar do seu tamanho compacto, esse filtro, além de dispor de autolimpeza, garante elevada eficiência de filtração e baixa queda de pressão”, conclui a empresa italiana.

Mais sobre a UFI Filters aqui.

Vicauto
Febi Truck
Aser aftermarket Automotive
Logo Mewa new
M-rec Wolf
Mercedez EQE Banner
MF Pinto Import. export peças, S.A.

 ÚLTIMAS 

Translate »