Skip to content

Se tem uma oficina de automóveis, este artigo é para si

Lubrificantes, detergentes, tintas... A proteção do ambiente parece um desafio exigente para uma oficina de automóveis. Mas a Mewa simplifica o processo com os têxteis reutilizáveis.
Check-up Media Mewa Multitex

“Poupar energia e tratar resíduos perigosos de forma mais cuidadosa são medidas eficazes a longo prazo que, geralmente, exigem investimentos. Uma iniciativa com efeito imediato sem gerar custos de arranque é a introdução do sistema de panos de limpeza da Mewa”, começa por destacar a multinacional alemã.

“Os panos reutilizáveis e ultra absorventes e as mantas têxteis absorventes com sistema de aluguer melhoram, de forma imediata, o equilíbrio ambiental de pequenas e grandes oficinas, já que poluentes como óleos ou massas lubrificantes são reutilizados para produção de energia na Mewa”, afirma.

Segundo explica, “a sustentabilidade e a proteção do ambiente marcam o nosso tempo. A pressão sobre a economia está a crescer porque os clientes preferem empresas ambiental e socialmente responsáveis. Mas, para uma oficina de automóveis, o que tal significa?”.

A Mewa responde: “Quando alguém leva o seu carro para arranjar ou vai buscá-lo depois do arranjo, repara perfeitamente se a oficina está empenhada em contribuir para a proteção do ambiente”.

E lança várias questões pertinentes: “Será que, aqui, se desperdiça energia porque o equipamento está desatualizado e/ou porque existe pouca luz do dia na oficina? Os compressores de ar, ventiladores ou motores estão em constante utilização nas operações diárias da oficina e os modelos mais antigos fazem aumentar bastante o consumo de energia? E como são tratadas as substâncias perigosas? A eliminação das peças de desgaste, muitas vezes contaminadas com lubrificante, e dos papéis ou panos usados é feita de uma forma ‘amiga do ambiente’? Ou está tudo espalhado ao acaso?”.

É, aqui, que a multinacional alemã entra em campo. “Com a introdução do sistema de panos de limpeza da Mewa, os mecânicos recebem têxteis de algodão de elevada qualidade com capacidade de absorção ‘turbo’ para limpeza suave e profunda de componentes, ferramentas e instalações”, revela, em comunicado.

No mesmo documento, pode ler-se que os panos “praticamente não largam cotão, absorvem um múltiplo do seu volume e podem ser reutilizados várias vezes antes de ser armazenados em segurança no SaCon. Este contentor, com fecho hermético, faz parte do sistema e é fornecido pela Mewa na quantidade necessária. À hora combinada, o SaCon é recolhido pelo motorista de serviço da Mewa, que também entrega panos de limpeza recém-lavados e prontos a utilizar”.

Check-up Media Mewa workshop 2

E vai mais longe: “Com os panos de limpeza e o SaCon, no âmbito de um sistema de serviço contemporâneo, uma oficina comunica interna e externamente que a proteção ambiental é importante para si. O que os clientes não conseguem ver é toda a sustentabilidade do sistema da Mewa”.

Mas a multinacional explica: “Graças às tecnologias inovadoras de lavagem e de tratamento de águas residuais, a Mewa atinge um grau de limpeza de 99,8% nos panos e consome até 50% menos água. Além disso, 80% da energia necessária para o funcionamento das linhas de lavagem e secagem é coberta pelos óleos usados filtrados dos panos de limpeza sujos recolhidos. Cada pano pode ser lavado até 50 vezes pela Mewa. Após cada lavagem, passa por um controlo de qualidade em várias fases, para que apenas os panos impecáveis regressem aos clientes”.

Com o mesmo sistema de textilsharing que poupa recursos – utilizar, lavar e reutilizar sem posse –, a Mewa oferece, também, a manta Multitex particularmente absorvente. Sendo têxtil e flexível, pode absorver até três litros de líquido, enquanto a sua superfície permanece praticamente seca. Tal como os panos de limpeza, é lavada pela Mewa de forma “amiga do ambiente”, está sujeita a um rigoroso controlo de qualidade e é devolvida limpa.

“Quer no caso dos panos de limpeza, quer no caso das mantas absorventes, ambos os sistemas podem ser integrados, sem esforço, no quotidiano de uma oficina de automóveis e assegurar mais sustentabilidade, organização e eficiência logo a partir do primeiro dia”, reforça a Mewa.

E conclui: “Uma vez que se trata de sistemas de aluguer, não há custos de aquisição e é possível prever quanto dinheiro se vai gastar. Para além disso, produz um efeito motivador para a equipa: dá simplesmente mais prazer conseguir realizar um excelente trabalho com os modernos panos de limpeza e mantas absorventes de elevada qualidade”.

Mais sobre a Mewa aqui.

logotipo Liqui Moly
Autozitânia Bragalis
Aser aftermarket Automotive
Logo Mewa new
Stratio
Dayco

 ÚLTIMAS 

Translate »