Skip to content

ZF apresenta novos e-drives para veículos de passageiros e comerciais

Empresa promete excelente densidade de potência e eficiência no sistema geral, incluindo motor elétrico, eletrónica de potência, transmissão e software.
Check-up Media ZF new e-drives platforms

A ZF apresenta a última geração de acionamentos elétricos para automóveis e veículos comerciais ligeiros, “definindo padrões através de uma excelente densidade de potência e eficiência energética”, adianta.

O fabricante consegue-o graças a inúmeras inovações, tanto ao nível do componente como do sistema. Tal inclui o design compacto dos acionamentos, a “abordagem discreta” na eletrónica de potência e a utilização de materiais com economia de recursos, o que também torna a produção dos acionamentos mais sustentável.

“Com o seu conceito modular, os novos e-drives da ZF auxiliam os fabricantes de automóveis na personalização da eletrificação adicional de toda a sua gama de modelos. Para os clientes finais, as novas tecnologias oferecem maior eficiência, mais potência e tempos de carregamento mais curtos”, sublinha a empresa, em comunicado.

A ZF desenvolve e produz tecnologias para a mobilidade do futuro. “Dois milhões de motores elétricos produzidos e o sistema elétrico veicular de alta tensão com tecnologia de 800 Volt, que começará a ser produzido em série este ano, mostram que a ZF está a marcar o ritmo no mercado dinâmico da mobilidade elétrica e a expandir, ainda mais, o seu papel como líder em tecnologia e inovação”, pode ler-se.

A prova da transformação bem-sucedida da empresa são os últimos desenvolvimentos que a ZF apresentou aos media internacionais em Friedrichshafen, a 21 de novembro de 2022”, acrescenta a mesma fonte.

Antecipar requisitos do mercado

A ZF está a desenvolver a sua ampla gama produtos para e-drives puros, visando as funções desejadas por clientes e utilizadores finais. Para melhor e mais rapidamente dar resposta à procura de mercado altamente diversificada, o grupo de tecnologia apresenta, agora, uma nova geração de acionamentos elétricos com base num conceito geral modular com motor elétrico, inversor, transmissão e software.

“Estamos concentrados em três sistemas básicos que dão resposta aos principais requisitos dos nossos clientes, ou seja, eficiência, desempenho e custo, mesmo na versão standard“, explica Markus Schwabe, gestor da linha de produtos Electrified Powertrain Systems. “Com base nisso, podemos implementar, de forma ideal, os requisitos individuais dos clientes em veículos elétricos de todos os segmentos”, salienta.

Check-up Media ZF new electric drive

A nova geração de e-drives da ZF estará disponível no mercado como um sistema completo a partir de 2025. A empresa trará componentes individuais para a produção em série mais cedo. As seguintes inovações em nível de componente contribuem para o sistema geral avançado.

Com “tecnologia de pacote discreto”, a eletrónica de potência gere o ato de equilíbrio entre um elevado grau de uniformidade de componentes e alta adaptabilidade. A individualização ocorre no nível do chip: um inversor ZF discretamente estruturado é construído com interruptores semicondutores de potência individuais. Essa modularidade oferece melhor escalabilidade de desempenho do que é possível com módulos de energia complexos”.

Além disso, a “tecnologia de pacote discreto” da ZF requer menos tipos de componentes do que os módulos de energia convencionais. “Com a nossa nova abordagem para eletrónica de potência, podemos dar resposta a diferentes requisitos de mercado com maior rapidez e precisão”, explica Scharrer.

Com um novo e-motor altamente integrado, “a ZF aumenta, mais uma vez, a densidade de potência em comparação com a tecnologia atualmente disponível no mercado”, diz a empresa. Um novo conceito de arrefecimento e uma nova tecnologia de bobinagem desempenham o papel decisivo.

Check-up Media ZF e-stator

Graças ao novo conceito de refrigeração, a ZF permite que o óleo flua diretamente em redor das hastes de cobre – exatamente no ponto onde a maior parte do calor é gerada durante a operação. Esse arrefecimento altamente eficiente aumenta, significativamente, o desempenho com o mesmo peso e espaço de instalação.

“A potência contínua do motor elétrico é aumentada para até 85% da potência de pico. Além disso, a utilização de metais raros pesadas pode ser amplamente dispensado e o e-motor pode, assim, ser produzido de forma mais sustentável”, explica a ZF.

“A tecnologia de enrolamento trançado desenvolvida pela ZF, um desenvolvimento adicional do enrolamento ‘grampo’, permite um total de 10% de menos espaço de instalação. A cabeça de enrolamento sozinha é cerca de 50% menor do que com abordagens convencionais. Isso significa que é processada cerca de 10% menos matéria-prima”, reforça.

Com a sua nova caixa de redução coaxial, a ZF transfere o seu know-how em transmissões planetárias para a próxima geração de acionamentos elétricos. “Duas engrenagens planetárias integradas não apenas geram a relação de eixo desejada, como, também, incluem a função diferencial totalmente integrada”, enfatiza.

Comparada aos conceitos comuns de deslocamento, a nova solução reduz os requisitos de peso e espaço de instalação sem comprometer a eficiência, o ruído e a vibração.

“Conversores de alta tensão (conversores DC-DC) desempenham um papel central em acionamentos elétricos movidos a células de combustível. Compensam a baixa tensão de saída e a forte queda de tensão em alta carga das células de combustível”, dá conta o comunicado.

E conclui: “O novo conversor de alta tensão da plataforma eletrónica de potência da ZF, desenvolvido para aplicações em automóveis de passageiros e veículos comerciais, apresenta um valor máximo de 99,6% em termos de eficiência”.

Mais sobre a ZF aqui.

Stratio
Dayco

 ÚLTIMAS 

Translate »