Skip to content

DEKRA e Hydrogen Europe promovem regras globais para gerar energia verde

Ambas as empresas acreditam que a eliminação gradual da economia de combustível fóssil só pode ser alcançada através da aposta no hidrogénio verde.
Check-up Media DEKRA Hydrogen Europe

As tecnologias de hidrogénio desempenharão um papel indispensável na luta global contra as alterações climáticas. Uma convicção confirmada pelos CEO da DEKRA e da associação industrial Hydrogen Europe, Stan Zurkiewicz e Jorgo Chatzimarkakis, respetivamente, numa reunião em Bruxelas.

De acordo com os dois principais responsáveis, o curso para isso deve ser definido hoje: “Os pré-requisitos essenciais são uma infraestrutura segura e aplicações seguras para o hidrogénio. Além disso, a sociedade precisa de regras globalmente válidas para o hidrogénio ‘verde’ neutro em termos climáticos”, afirmam, em uníssono.

A DEKRA acredita que a eliminação gradual da economia de combustível fóssil, conforme definido no Acordo Climático de Paris, só pode ser alcançada através da implementação de uma economia de hidrogénio verde.

“O hidrogénio, como portador de energia, pode ser tão seguro quanto outros portadores de energia”, enfatizou o CEO da DEKRA, Stan Zurkiewicz. “Uma estrutura regulatória que abrange normas, padrões e obrigações de teste é essencial para uma transição segura rumo a um futuro baseado em hidrogénio e é o pré-requisito para que as suas aplicações encontrem aceitação na sociedade, indústria e política – a nossa meta global deve ser chamada de H2 Readiness”, diz.

Por sua vez, o CEO da Hydrogen Europe, Jorgo Chatzimarkakis, defende que, “atualmente, estamos a enfrentar a próxima revolução industrial e, isso, requer pensamento de longo prazo e parceiros competentes”, afirma.

“São necessários regulamentos globalmente válidos e monitorizados para o hidrogénio verde, bem como padrões de segurança robustos. Para alcançá-lo, são necessárias estruturas legais, bem como esforços da indústria e de organizações independentes como a DEKRA, que podem garantir a segurança e a credibilidade da economia do hidrogénio”, sublinha o responsável.

A DEKRA é membro da associação industrial Hydrogen Europe desde 2021 e atua como uma empresa de teste, inspeção e certificação (TIC) ao longo de toda a cadeia de valor do hidrogénio.

“No que diz respeito à geração, transporte, distribuição e aplicação de soluções de hidrogénio, a empresa contribui com know-how essencial – principalmente em projetos piloto e de clientes bem-sucedidos”, garante a DEKRA, em comunicado.

A Hydrogen Europe é a organização líder que representa empresas e partes interessadas, com sede na Europa, comprometidas com a transição para uma economia (circular) neutra em carbono. A organização representa mais de 420 empresas, 20 regiões da UE e 30 associações nacionais.

Mais sobre a DEKRA aqui.

Stratio
Dayco

 ÚLTIMAS 

Translate »