Skip to content

“Uma vacina contra a incerteza”

Após sermos abalroados pela pandemia, sucedeu-se todo o processo de homologação e aplicação de vacinas, que se tornou, naturalmente, o centro de todas as atenções.
Check-up Media José Manuel Costa expoMECÂNICA

Os governos lançaram mãos de ajudas às empresas (algumas, pelos vistos, ou não foram úteis ou, simplesmente, não chegaram a cumprir a sua missão), os bancos criaram linhas de crédito e as empresas fizeram musculados exercícios de gestão e de criatividade para salvar o seu negócio e garantir os postos de trabalho.

Infelizmente, todas as situações descritas, com o evidente uso político perverso, a que podemos juntar a crise de abastecimento e, mais recentemente, a guerra na Ucrânia e o disparar da inflação, produzem uma enorme incerteza em todos nós e, naturalmente, sentimos medo.

Desde sempre, a ignorância e as incertezas foram combustíveis para o medo, que pode ser combatido com coragem, mas, sobretudo, com informação. Assim, facilmente caímos num círculo desastroso de incerteza, medo que compromete a nossa capacidade de raciocinar, com impacto direto nos responsáveis pelas decisões, levando a apreciações erradas ou inércia, por falta de decisões.

Quem acompanha o mercado do pós-venda, já assistiu à ascensão e queda de muitas empresas e modelos de gestão. Esta crise que nos assola é mais um teste de stress que temos de ultrapassar para não naufragar.

Como juntos somos mais fortes, recomendo que tome mais uma dose da ‘vacina contra a incerteza’ participando da próxima expoMECÂNICA, que promete ser a maior e melhor feira de sempre realizada em Portugal

José Manuel Costa, Diretor da expoMECÂNICA

A esse respeito, modestamente, acredito que a expoMECANICA é um excelente exemplo. Impedida de se realizar em 2020, por força da pandemia, amparada pelos seus parceiros e expositores, renova a convicção de que é possível e fundamental para o setor, a sua realização em 2021.

Alicerçados em factos, informação e uma dose de necessidade e coragem, oferecemos uma tremenda feira, com resultados fantásticos e um significado especial: é possível trabalhar na crise, em qualquer crise.

Adivinho que os resultados de 2021, a despeito de todos os cenários narrados, sejam bastante razoáveis e confirmarão o crescimento do setor. Como vacina contra o medo, devemos tirar o mais importante de toda esta experiência radical, que têm sido os últimos três anos: permanecer inconformado, ter a informação atualizada para a tomada decisões e uma boa dose de coragem.

E como juntos somos mais fortes, recomendo que tome mais uma dose da “vacina contra a incerteza” participando da próxima expoMECÂNICA, que promete ser a maior e melhor feira de sempre realizada em Portugal.

“Sonho que se sonha só

É só um sonho que se sonha só

Mas sonho que se sonha junto é realidade”

Raul Seixas

SOLUTIONS DRIVEN BY YOU_875x175_ Opiniao
R-M 300x150
Glasurit_300x150
Vicauto

 ÚLTIMAS 

Translate »