Skip to content

ISTOBAL mantém prazos de entrega apesar das tensões na cadeia de abastecimento

Plano estratégico ativado antecipadamente nas unidades de produção e gestão de pedidos tem permitido à empresa garantir e otimizar o serviço.
Check-up Media ISTOBAL production

O grupo espanhol especialista em soluções de lavagem e cuidado automóvel ISTOBAL “mantém os seus prazos de entrega em 2022, apesar das tensões na cadeia de abastecimento graças às medidas adotadas antecipadamente nas suas fábricas, armazéns e produção planeamento”, afirma, em comunicado.

A transformação digital das operações da ISTOBAL, juntamente com a coordenação de todos os seus departamentos e a “melhoria contínua dos processos internos, permitiu à empresa aumentar a sua agilidade e flexibilidade”, garante.

Dessa forma, “a companhia gere todos os seus recursos com maior eficiência e garante o atendimento ao cliente, apesar da escassez e do aumento do preço dos materiais, da subida dos custos de logística e das dificuldades no transporte internacional, entre outros problemas da cadeia de abastecimento”, esclarece.

María José Ramón, diretora de operações da ISTOBAL, acredita que a adoção de novas estratégias que premeiam toda a cadeia de valor, como a implantação de salas de crise, ou war rooms, a implantação do processo de S&OP (Sales and Operations Planning), além da melhoria contínua de processos e sistemas, tem permitido à empresa enfrentar a crise na cadeia de abastecimentos e oferecer a melhor solução aos seus clientes.

“Graças às ações realizadas com as nossas equipas, atingimos recordes de produção em novembro e dezembro do ano passado e batemos recordes de exportação de contentores, apesar da difícil situação dos portos e da crise de falta de componentes e contentores”, sublinha.

O plano estratégico da ISTOBAL para lidar com as dificuldades na cadeia de abastecimento assenta em três metodologias que promovem a agilidade e o nível de competitividade no contexto atual para garantir a continuidade da produção, distribuição e satisfação do cliente.

“Face à crise de abastecimento, a ISTOBAL ativou salas de crise e monitorização, focadas na visualização e gestão de dados em tempo real e gestão de fornecedores, composta por uma equipa multidisciplinar para tomar decisões rápidas e coordenadas”, explica.

Da mesma forma, “promoveu um modelo operacional único com todas as suas subsidiárias e possibilitou uma equipa logística especializada para gerir o transporte, além de promover a comunicação transversal em toda a cadeia de valor, do fornecedor ao cliente”, adianta.

Uma das iniciativas levadas a cabo foi a eliminação de armazéns externos, integrando todo este material nas instalações da ISTOBAL com um duplo objetivo: reduzir o lead time de fabrico e melhorar a logística interna.

Check-up Media ISTOBAL production 2

“Para lançar este projeto, foram feitas mudanças importantes na unidade de produção, que em nenhum momento afetaram a produção na sede da empresa ou qualquer pedido”, afirma a mesma fonte. “Adicionalmente, a ISTOBAL lançou vários processos ao nível da gestão de stocks para manter o mesmo nível de serviço aos seus clientes nas condições atuais”, acrescenta.

Na opinião de María José Ramón, a comunicação, coordenação e sincronização de equipas e processos de forma ágil, que afetam toda a cadeia de valor, têm sido as chaves do sucesso.

“Graças à flexibilidade das linhas de produção e adaptação às complexidades da cadeia de abastecimento, a ISTOBAL conseguiu aumentar o seu grau de eficiência, melhorando os indicadores de qualidade, prazos de entrega e satisfação do cliente, tornando-se numa empresa com rácios de primeiro nível com processos digitalizados”, reforça.

Nos últimos meses, “não só foram alcançados recordes de produção e exportação mantendo os prazos de entrega, como, também, graças ao foco na melhoria contínua, a ISTOBAL conseguiu superar os seus melhores resultados nos principais indicadores de gestão operacional”, revela.

“Desta forma”, conclui a responsável, “os resultados obtidos nos indicadores internos de eficiência da cadeia produtiva aumentaram até 30%, reduzindo em mais de 50% os incidentes de qualidade detetados em controlos regulares graças às inúmeras melhorias implementadas em produtos e processos, com o melhor cumprimento integral das entregas alcançadas até ao momento”.

Mais sobre a ISTOBAL aqui.

Banner_LIQUI_MOLY_875x175
MFPinto_BorgWarner
Romafe
CTEK
wolf animado

 ÚLTIMAS 

Translate »