Skip to content

Schaeffler e ZF “juntas” na InnoTrans pelos rolamentos ferroviários

A Schaeffler é responsável pela programação do software de análise dos rolamentos. Já a ZF, fornece à plataforma connect@rail os sensores Heavy Duty TAG e gateways VCU Pro Onboard Unit.
Check-up Media Schaeffler ZF InnoTrans 2022

A digitalização é uma das ferramentas mais valiosas para o desenvolvimento tecnológico e económico do transporte ferroviário. A recolha de dados de produção, operação e manutenção cria a base para estender os intervalos de assistência e melhorar a segurança e a fiabilidade.

A Schaeffler e a ZF, dois dos principais fornecedores dos setores automóvel e industrial, já haviam anunciado a sua colaboração na monitorização da condição dos rolamentos de caixas de eixo na InnoTrans em 2018. Os primeiros resultados bem-sucedidos desta parceria estão a ser apresentados na feira InnoTrans deste ano, que termina hoje, dia 23 de setembro, na cidade de Berlim.

Há quatro anos, a Schaeffler e a ZF anunciaram que trabalhariam em conjunto para melhorar a monitorização das condições dos rolamentos da caixa de eixo. Desde então, o sistema desenvolvido em conjunto tem efetuado testes de campo com vários operadores e tem vido a ser, continuamente, melhorado.

A Schaeffler é responsável pela programação do software de análise dos rolamentos, necessário para avaliar os dados captados. Já a ZF, fornece à plataforma connect@rail os sensores Heavy Duty TAG e gateways VCU Pro Onboard Unit, bem como conectividade em ”nuvem” e painel.

Enquanto isso, vários milhares de conjuntos de dados estão a ser analisados ​​a cada mês, de forma totalmente automática. No futuro, ZF e Schaeffler querem incluir rolamentos da caixa de velocidades no sistema de monitorização juntamente com os rolamentos da caixa de eixo.

“Com a nossa experiência técnica combinada e entendimento partilhado de todo o sistema ferroviário, estamos a conseguir explorar todo o potencial da monitorização digital de condições nesta colaboração excecional”, refere Michael Holzapfel, vice-presidente sénior da unidade de negócios ferroviário da Schaeffler.

“Graças ao desenvolvimento contínuo dos nossos sistemas com base nas mudanças mútuas, podemos melhorar, permanentemente, o transporte ferroviário no que diz respeito a eficiência económica e fiabilidade. Estamos ansiosos para que a nossa colaboração prossiga”, acrescenta.

Já Markus Gross, responsável de sistemas de acionamento ferroviário da gama de produtos da ZF, frisa que “a cooperação com a Schaeffler demonstra que parcerias fortes são a chave para tornar o setor ferroviário mais fiável e eficiente utilizando soluções digitais. Na Schaeffler, encontrámos esse parceiro forte e esperamos que a nossa colaboração possa prosperar”.

A experiência combinada das duas empresas permite a criação de uma solução Rail 4.0 com valor agregado significativo. O acionamento mecânico, que é mantido como uma unidade separada, pode ser monitorizado digitalmente à parte até aos seus subsistemas e componentes utilizando apenas uma condição do sistema de monitorização.

Check-up Media Schaeffler ZF InnoTrans 2022 2

O objetivo é permitir que as medidas de manutenção baseadas em condições sejam realizadas com o auxílio de análises de dados operacionais, prolongando os intervalos de manutenção e reduzindo os tempos de inatividade.

Ambos os parceiros começaram a aproveitar as oportunidades futuras oferecidas pela Indústria 4.0 num estágio inicial. A ZF fornece sistemas de acionamento ferroviário equipados com sensores, incluindo análise de condições. A Schaeffler otimiza o sistema com a sua análise de dados para rolamentos de caixa de eixo.

Com esta colaboração, o potencial das soluções da Schaeffler está longe de esgotar-se. O sistema de monitorização de condicionamento connect@rail da ZF foi projetado como um conceito de plataforma aberta, que pode ser expandido para incluir parceiros adicionais, permitindo que outros componentes sejam monitorizados.

O que significa que os operadores ferroviários não precisarão mais de adaptar sistemas novos e onerosos, podendo adicionar o diagnóstico da condição dos rolamentos às suas soluções existentes.

A Schaeffler e a ZF permitem que os operadores não precisem de instalar um sistema de monitorização de condição separado para cada componente, o que cria um valor agregado económico significativo com um gasto mínimo.

Mais sobre a Schaeffler aqui.

Stratio
Dayco

 ÚLTIMAS 

Check-up Media LIQUI MOLY KFS 12+

Cinco perguntas sobre anticongelantes

É um líquido fundamental para o bom funcionamento de um veículo e deve ser tratado como tal, procurando sempre produtos de elevada qualidade.

Check-up Media RPA DYS

DYS: a nova marca a chegar ao portefólio da RPA

Empresa aposta, assim, na diferenciação e na oferta global para ser tornar no parceiro ideal dos profissionais do ramo automóvel, fornecendo uma solução de qualidade que satisfaz todas as suas necessidades.

Check-up Media S. José Pneus new warehouse

É oficial: S. José Pneus tem novo armazém

Distribuidor sediado em Cantanhede dispõe de 32.000 m2 de área de armazenamento e de um stock diversificado: pneus ligeiros, SUV, comerciais, pesados, agrícolas e industriais.

Translate »