Skip to content

MS Motorservice apresenta primeira bomba ACF para o aftermarket

A MS Motorservice é o único fornecedor do mercado de reposição a disponibilizar uma bomba elétrica projetada para purgar filtros de carvão ativado (ACF).
Check-up Media MS Motorservice ACF

“A bomba ACF 7.11390.00.0 foi desenvolvida pela Pierburg, na Alemanha, e lançada como estreia mundial em 2018. Desde então, tem sido cada vez mais utilizada por um grande número de fabricantes de automóveis de renome na sua produção em série, comprovando o seu considerável potencial no mercado de reposição” começa por adiantar a MS Motorservice.

“A bomba reintroduz os vapores de combustível do ACF de volta ao processo de combustão, reduzindo as emissões poluentes do veículo. Trata-se de uma bomba de gás elétrica centrífuga acionada por um motor monofásico que opera com um caudal de até 50 litros por minuto, enquanto a pressão permanece em apenas 0,1 bar (aproximadamente)”, explica.

Segundo afirma a divisão de aftermarket da Rheinmetall Automotive, “a sua resistência térmica é aumentada pela inovadora tecnologia de refrigeração ativa utilizada nos componentes eletrónicos. Tal garante que a bomba possa suportar as condições adversas no compartimento do motor, o que significa que as temperaturas ambientes que variam de -10°C a +105°C não são problema para este equipamento”.

E vai mais longe: “Também está equipada com um sensor de pressão integrado, que informa a unidade de controlo do veículo sobre a pressão do sistema. Gases nocivos incluindo hidrocarbonetos voláteis formam-se no depósito de combustível. Para evitar que estes sejam libertados para a atmosfera, os vapores de combustível são retidos num filtro de carvão ativado (ACF) pelo sistema de ventilação do depósito de combustível”.

O sistema de ventilação do depósito de combustível também ventila este para que não seja criado vácuo ou excesso de pressão no depósito combustível como resultado da remoção do combustível, durante o reabastecimento ou devido a mudanças na temperatura exterior.

“Como a capacidade de armazenamento do filtro de carvão ativado é limitada, este deve ser “regenerado” regularmente para evitar saturação. Em estados operacionais onde o motor e o processo de combustão podem tolerar a quantidade adicional de combustível, os vapores de combustível do filtro de carvão ativado são misturados de volta no ar de admissão”, pode ler-se no comunicado.

Para isso, os vapores de combustível são retirados do filtro de carvão ativado por intermédio da bomba ACF e introduzidos no processo de combustão de maneira controlada através da válvula de purga. Para evitar a formação de vácuo no filtro de carvão ativado durante a regeneração, este é ventilado através da válvula de ventilação que é, então, aberta. O filtro de carvão ativado é purgado com o ar fresco fornecido.

No passado, o vácuo no coletor de admissão era suficiente para atrair os vapores de combustível para o motor e o ar fresco para o filtro de carvão ativado ao mesmo tempo. Nas gerações de motores modernos, no entanto, quase não existe vácuo no coletor de admissão.

“As regulamentações ambientais também limitam a janela de tempo durante a qual o filtro pode ser regenerado. Portanto, neste caso, a bomba ACF é usada para regeneração ativa do filtro de carvão ativado”, conclui o documento.

Mais sobre a MS Motorservice aqui.

Febi Bilstein
SWAG_300x150
Blueprint
MF Pinto Import. export peças, S.A.
Mewa
Euromais peças e pneus
Dayco
R-M 300x150
Glasurit_300x150
Romafe
Krautli
wolf animado

 ÚLTIMAS 

Check-up Media LIQUI MOLY KFS 12+

Cinco perguntas sobre anticongelantes

É um líquido fundamental para o bom funcionamento de um veículo e deve ser tratado como tal, procurando sempre produtos de elevada qualidade.

Check-up Media RPA DYS

DYS: a nova marca a chegar ao portefólio da RPA

Empresa aposta, assim, na diferenciação e na oferta global para ser tornar no parceiro ideal dos profissionais do ramo automóvel, fornecendo uma solução de qualidade que satisfaz todas as suas necessidades.

Check-up Media S. José Pneus new warehouse

É oficial: S. José Pneus tem novo armazém

Distribuidor sediado em Cantanhede dispõe de 32.000 m2 de área de armazenamento e de um stock diversificado: pneus ligeiros, SUV, comerciais, pesados, agrícolas e industriais.

Translate »