Skip to content

HELLA SHAKE assume compatibilidade com plataforma NVIDIA DRIVE Hyperion

O sensor SHAKE, da HELLA, para avaliar condições da estrada, é compatível com a plataforma de desenvolvimento de veículos autónomos NVIDIA DRIVE Hyperion.
Check-up Media HELLA PM50 NVIDIA

A HELLA anunciou que o seu inovador sensor Structural Health and Knock Emission (SHAKE), para avaliar condições da estrada, é, agora, compatível com a plataforma de desenvolvimento de veículos autónomos NVIDIA DRIVE Hyperion.

Com o sensor SHAKE, os veículos podem ouvir e sentir o espectro de ruído ambiental, analisar essas características e desencadear ações para oferecer segurança e conforto do condutor e ocupantes.

A plataforma DRIVE Hyperion pronta para produção da NVIDIA inclui uma arquitetura de computador, software e um conjunto de sensores com certificação de segurança para acelerar o desenvolvimento e simplificar a integração.

Projetada para ser modular, a plataforma permite que os fabricantes utilizem o que necessitam para os seus requisitos exclusivos do veículo. Além do sensor de condição de estrada SHAKE, os sensores de radar de 77 GHz, da HELLA, são suportados pelo DRIVE Hyperion.

Como membro do ecossistema DRIVE da NVIDIA, a HELLA é o primeiro fornecedor a oferecer uma solução para medição precisa e em tempo real do nível de água na estrada. O sensor SHAKE deteta vibrações e sons aéreos de gotas de água que foram agitadas, utilizando-os para determinar o grau de humidade entre o pneu e a estrada.

As soluções anteriores resolviam este problema calculando a quantidade de água através da utilização câmaras de elevada potência. No entanto, estas tecnologias não oferecem informações suficientes aos condutores ou aos sistemas de condução autónoma para tomar decisões críticas.

“O sensor SHAKE supera qualquer tecnologia semelhante atualmente disponível e desafia o pensamento comum sobre o que pode um automóvel alcançar. Ao utilizar um sensor inteligente, o veículo pode, agora, não apenas ver, mas, também, ouvir e sentir o ambiente”, frisa Marco Döbrich, responsável da área de negócios de sensores da HELLA.

“A capacidade de aumentar a capacidade de visão ambiental de radares, LiDAR e câmaras com o sensor HELLA SHAKE melhorará a segurança do veículo autónomo”, afirmou Gary Hicok, vice-presidente sénior da NVIDIA.

Check-up Media HELLA SHAKE

“Fornecer dados atuais e precisos das condições da estrada permitirá que os veículos adaptem as funções automatizadas para uma condução segura em tempo real”, acrescentou.

A HELLA desenvolveu o sensor SHAKE para deteção da condição da estrada com o intuito de melhorar a perceção do veículo, detetando a estrutura e os sons aéreos por intermédio de um elemento de filme piezoelétrico.

As capacidades de detecão ficam otimizadas através deste elemento, fornecendo aos sistemas do veículo as informações de que necessitam para tomar decisões cruciais durante a condução.

Por exemplo, os sistemas de assistência podem prever a distância de travagem em função da humidade da estrada, ajustar os sistemas de controlo da dinâmica longitudinal e lateral, bem como adaptar, ativamente, a distância em relação ao veículo que circula à frente.

O elemento de filme piezoelétrico, que é o núcleo do sensor, está apto a detetar todos os tipos de estrutura e ondas sonoras, incluindo frequência e duração da onda. O sensor avançado pode até distinguir o que é o contacto com um salpico de água no sensor ou com gravilha.

Mais sobre a HELLA aqui.

Stratio
Dayco

 ÚLTIMAS 

Check-up Media LIQUI MOLY KFS 12+

Cinco perguntas sobre anticongelantes

É um líquido fundamental para o bom funcionamento de um veículo e deve ser tratado como tal, procurando sempre produtos de elevada qualidade.

Check-up Media RPA DYS

DYS: a nova marca a chegar ao portefólio da RPA

Empresa aposta, assim, na diferenciação e na oferta global para ser tornar no parceiro ideal dos profissionais do ramo automóvel, fornecendo uma solução de qualidade que satisfaz todas as suas necessidades.

Check-up Media S. José Pneus new warehouse

É oficial: S. José Pneus tem novo armazém

Distribuidor sediado em Cantanhede dispõe de 32.000 m2 de área de armazenamento e de um stock diversificado: pneus ligeiros, SUV, comerciais, pesados, agrícolas e industriais.

Translate »