Skip to content

Dolz revela cinco sintomas de falha do termóstato e como evitá-los

O termóstato atua como dispositivo de controlo da temperatura, sendo responsável por monitorizar, constantemente, o líquido de refrigeração.
Check-up Media Dolz thermostat

“Quando necessário, os termóstatos regulam a quantidade exata de líquido de refrigeração que deve passar pelo radiador para uma temperatura de operação do motor constante e ideal”, começa por explicar a Industrias Dolz.

“Os termóstatos utilizam um mecanismo bastante simples; abrem ou bloqueiam o fluxo de líquido de refrigeração para o radiador de acordo com a temperatura. Desta forma, a válvula do termóstato bloqueia o fluxo do líquido de refrigeração quando o motor necessita de ser aquecido, enquanto permite que o líquido flua quando a temperatura do motor precisa de baixar”, acrescenta.

Por que razão é importante verificar o termóstato para detetar sintomas de falha? “Evitar que o termóstato do veículo falhe implica ter em consideração alguns aspetos. Um deles, é garantir que o líquido de refrigeração é substituído regularmente e de forma cautelosa para que o ar não entre no sistema, uma vez que tal levaria ao sobrequecimento e/ou sensores defeituosos”, dá conta a empresa espanhola.

“Outro fator a ter em considerado na manutenção preventiva é a inspeção visual. A industrias Dolz recomenda inspecionar o termóstato ao mesmo tempo da bomba de água e da correia de distribuição. Substituí-los numa única operação garantirá que as válvulas são montadas na posição correta e que as fixações necessárias são respeitadas”, frisa. O quadro abaixo indica os cinco sintomas de falha do termóstato.

Os principais sintomas de um termóstato com problemas estão relacionados com o sobreaquecimento do motor. Tal pode ser, facilmente, detetado uma vez que o indicador de temperatura do veículo dará, provavelmente, uma leitura incomumente elevada.

Isto pode ser causado pelo facto de as válvulas ficarem presas na posição fechada. Como resultado, o líquido de refrigeração não poderá fluir e o sobreaquecimento danificará o motor.

A falha do termóstato fará, regra geral, com que todo o sistema de refrigeração funcione de forma irregular e flutue. Ficar atento ao indicador de temperatura do motor no painel de instrumentos do veículo permitirá perceber se a agulha sobe ou desce.

Se tal acontecer, provavelmente deve-se à confusão de temperatura causada pela falha do termóstato. Um dos sintomas de um termóstato com problemas relacionado com a temperatura é o arrefecimento excessivo.

É o oposto do sobreaquecimento: o motor nunca atinge a temperatura de operação. Isto acontece quando um termóstato fica preso na posição aberta e causa problemas também.

O líquido de refrigeração ajuda a manter o motor a funcionar na temperatura certa e a falta ou desequilíbrio do fluido pode afetar o seu desempenho. Se o líquido de refrigeração do veículo sair do corpo do termóstato ou sob o veículo, há grande possibilidade de o ar estar a entrar no sistema ou existir fuga no líquido de refrigeração.

Lembre-se de que o líquido pode sair por de diferentes partes. Por isso, não assuma logo que a fuga é proveniente do corpo do termóstato.

Tanto o sobreaquecimento do motor como a queda excessiva no arrefecimento do motor podem aumentar, em grande medida, as emissões de escape e o consumo de combustível.

Tal acontece porque o veículo não consegue atingir a sua temperatura de operação. Nesse caso, os sintomas de falha do termóstato, provavelmente, traduzem-se num aumento do consumo de combustível e num aumento inesperado no orçamento mensal.

Os sons provenientes do motor podem facilmente indicar que o termóstato está com problemas. Pancadas ou estrondos podem ser resultado da ebulição do líquido de refrigeração causado por uma válvula presa ou por um termóstato desgastado.

Mais sobre a Industrias Dolz aqui.

Febi Bilstein
SWAG_300x150
Blueprint
MF Pinto Import. export peças, S.A.
Mewa
Euromais peças e pneus
Dayco
R-M 300x150
Glasurit_300x150
Romafe
Krautli
wolf animado

 ÚLTIMAS 

Check-up Media LIQUI MOLY KFS 12+

Cinco perguntas sobre anticongelantes

É um líquido fundamental para o bom funcionamento de um veículo e deve ser tratado como tal, procurando sempre produtos de elevada qualidade.

Check-up Media RPA DYS

DYS: a nova marca a chegar ao portefólio da RPA

Empresa aposta, assim, na diferenciação e na oferta global para ser tornar no parceiro ideal dos profissionais do ramo automóvel, fornecendo uma solução de qualidade que satisfaz todas as suas necessidades.

Check-up Media S. José Pneus new warehouse

É oficial: S. José Pneus tem novo armazém

Distribuidor sediado em Cantanhede dispõe de 32.000 m2 de área de armazenamento e de um stock diversificado: pneus ligeiros, SUV, comerciais, pesados, agrícolas e industriais.

Translate »