Skip to content

Yokohama aposta forte na tecnologia de compostos de Inteligência Artificial

Fabricante nipónico desenvolveu um inovador sistema de desenho de compostos de borracha que utiliza tecnologia de criação de compostos de IA.
Check-up Media Yokohama artificial intelligence

A Yokohama começou a aplicar um sistema de desenho de compostos de borracha patenteado que utiliza tecnologia de criação de compostos baseada em IA (Inteligência Artificial).

O novo sistema foi desenvolvido em cooperação com a Hamagomu Aicom Inc., uma subsidiária da Yokohama especializada no desenvolvimento de sistemas de informação A utilização pelo novo sistema de IA para propor um composto que alcança valores específicos de propriedade físicas da borracha permite a aquisição de novos conhecimentos sobre compostos que os humanos não poderiam ter concebido de forma independente.

A Yokohama espera que este novo sistema lhe permita acelerar ainda mais o desenvolvimento de produtos de maior rendimento. “O novo sistema é o mais recente desenvolvimento que promove a utilização do conceito de aplicação do IA HAICoLab da Yokohama. O sistema utilizado anteriormente para prever as propriedades físicas dos compostos de borracha utilizava a IA para prever os valores em função dos parâmetros de desenho de compostos registados por humanos”, explica o fabricante, em comunicado.

“Este novo sistema de desenho de compostos leva o processo para um patamar superior, uma vez que a IA gera propostas em função dos valores específicos das propriedades dos possíveis compostos e, consequentemente, propõe compostos que satisfaçam os valores pretendidos para as suas propriedades físicas”, sublinha a Yokohama no mesmo documento.

A IA do HAICoLab apreendeu dezenas de milhares de compostos de borracha e pode gerar possíveis compostos que combinam mais de 100 tipos de agentes componentes. O novo sistema compara os valores da propriedade física prevista dos compostos candidatos com os valores desejados para a propriedade física e propõe os compostos que cumpram estes valores.

Além de especificar o composto básico e os agentes componentes que serão utilizados, o novo sistema permite procurar dados próximos do composto selecionado específico, o que facilita as colaborações entre humanos e a IA que levarão à aquisição de novos conhecimentos.

Refira-se que a Yokohama criou o HAICoLab em 2020 como um novo conceito destinado a fomentar as inovações digitais ao facilitar os esforços de colaboração que fundem a inspiração e a criatividade humanas com a enorme capacidade de processamento de dados da IA.

Check-up Media Yokohama HAICoLab

“A Yokohama tem como objetivo adquirir novos conhecimentos ao criar e recolher dados baseados em condições hipotéticas estabelecidas por humanos e, portanto, aplicando a IA para prever, analisar e procurar o melhor resultado”, salienta o fabricante.

“Desde que foi estabelecido o conceito HAICoLab, a Yokohama avançou nos desenvolvimentos tecnológicos mediante a utilização de IA nos seus processos de desenho e de desenvolvimento de materiais e pneus. Por exemplo, em 2020, desenvolveu um sistema que utiliza a IA para prever as propriedades físicas dos compostos de borracha utilizados nos seus pneus. Em 2021, começou a utilizar um sistema desenvolvido para prever os valores de características específicas dos pneus”, acrescenta a mesma fonte.

Sob o conceito do HAICoLab, a Yokohama está a utilizar a IA para desenvolver produtos e serviços, bem como processos inovadores. Através de tais esforços, o Yokohama Rubber Group contribuirá para a concretização da “Sociedade 5.0”, uma sociedade futura que melhorará as experiências das pessoas e aproveitará tecnologias inovadoras como a IA e a IoT, como defende o secretariado do Gabinete do governo japonês.

Mais sobre a Yokohama aqui.

Continental ultra contact
NEX Pneus
euromais_banner
Mewa
Mercedez EQE Banner
Autozitânia Bragalis

 ÚLTIMAS 

Translate »