Skip to content

O que acontece quando é utilizado o selante incorreto nas bombas de água?

Industrias Dolz explica os efeitos do selante quando utilizado de forma incorreta nas bombas de água. E revela qual o vedante adequado para cada caso.
Check-up Media Dolz sealant effects

“A vedação da carcaça da bomba de água é resolvida pela correta junção entre uma e outra e o suporte do motor – ou carcaça traseira da bomba de água. A rugosidade e tolerâncias entre duas faces de contacto torna necessário adicionar um componente adicional para corrigi-las e evitar fugas”, adianta a Industrias Dolz.

Os elementos utilizados para garantir a vedação das superfícies de contacto da bomba de água são duas. “Superfícies planas: para conseguir a perfeita vedação de superfícies planas podem ser utilizadas juntas de papel, juntas metálicas, o-rings ou juntas metálicas com borracha injetada. O objetivo das juntas é evitar fugas entre duas superfícies de contacto”; ou “superfícies cilíndricas: para obter a vedação perfeita de superfícies cilíndricas, são utilizados o-rings”, esclarece a empresa.

 Se as superfícies de contacto não apresentarem batidas ou danos, não é recomendada a utilização de pastas selantes adicionais. “Esta só é necessária nas referências onde a bomba de água não é fornecida com gaxeta”, refere. “Caso seja, mas as superfícies de contacto do motor não estejam livres de danos, será recomendado adicionar pasta selante em ambas as faces da gaxeta para aumentar a capacidade de correção da mesma”, adianta a mesma fonte.

Qualquer partícula de pasta selante que circule pelo circuito de refrigeração pode afetar o correto funcionamento da vedação dinâmica e produzir uma falha prematura da mesma. A forma de falha depende do volume e quantidade de partículas de selante encontradas.

“Opção 1: partículas muito grandes (maior de 10 mm), atingem a vedação dinâmica porque a superfície que está sob o rotor é uma área de baixa pressão. Este pedaço de selante pode cobrir a vedação dinâmica, para limitar o contacto do líquido de refrigeração com a vedação dinâmica e produzir uma lubrificação incorreta da vedação dinâmica”, adianta.

“Opção 2: partículas grandes (cerca de 1 mm) podem introduzir-se dentro da mola de vedação dinâmica. A função da mola pode ser afetada ou até mesmo bloqueada. Essas partículas podem introduzir-se no interior da mola de vedação dinâmica, passando pelo pequeno espaço que existe entre o anel de grafite e a bucha metálica. A função da mola é equilibrar a pressão hidrostática do líquido de refrigeração, mantendo sempre dois anéis dinâmicos em contacto”.

Industrias Dolz types of waterpumps

E ainda… “Opção 3: pequenas partículas (inferior a 0,5 mm) podem introduzir-se entre duas faces de contacto da vedação dinâmica, criando um contacto imperfeito entre elas e a fuga da bomba de água. Dois anéis de contacto de vedação dinâmica são lubrificados por uma fina película refrigerante que é criada pelo fluido que se introduz entre duas faces de contacto devido à rugosidade dessas superfícies. Naturalmente, o líquido de refrigeração evapora quando chega ao eixo do rolamento. Se essas partículas se introduzirem no selo dinâmico, o contacto não será uniforme e ocorrerá uma fuga na bomba de água”, sublinha.

Como funciona o sistema de vedação da bomba de água Dolz? Desde logo, importa fazer o teste de fuga. “A fuga de todas as bombas de água fabricadas pela Industrias Dolz é testada em equipamentos calibrados automaticamente, que introduzem ar a 1 bar nas superfícies da bomba de água em contacto com o líquido de refrigeração durante um tempo determinado e, após passar um tempo de estabilização, verifica-se se a queda de pressão do ar está abaixo da tolerância”, afirma a empresa.

“Por isso”, salienta, “a bomba de água fabricada por nós não apresenta fugas em condições adequadas de trabalho. Além de fornecer as bombas de água mais experientes do mercado, a Dolz garante que todas as peças fabricadas são estanques, devido a um processo rigoroso que calibra e deteta possíveis fugas”, acrescenta.

“Permanecendo à frente do mercado de reposição, cumprimos o nosso forte compromisso de evoluir em termos de design, fabrico e entrega, oferecendo aos clientes as melhores soluções e proporcionando excelente qualidade, serviço e inovação”, conclui.

Mais sobre a Industrias Dolz aqui.

Febi Bilstein
SWAG_300x150
Blueprint
MF Pinto Import. export peças, S.A.
Mewa
Euromais peças e pneus
Dayco
R-M 300x150
Glasurit_300x150
Romafe
Lusilectra
wolf animado

 ÚLTIMAS 

Check-up Media LIQUI MOLY KFS 12+

Cinco perguntas sobre anticongelantes

É um líquido fundamental para o bom funcionamento de um veículo e deve ser tratado como tal, procurando sempre produtos de elevada qualidade.

Check-up Media RPA DYS

DYS: a nova marca a chegar ao portefólio da RPA

Empresa aposta, assim, na diferenciação e na oferta global para ser tornar no parceiro ideal dos profissionais do ramo automóvel, fornecendo uma solução de qualidade que satisfaz todas as suas necessidades.

Check-up Media S. José Pneus new warehouse

É oficial: S. José Pneus tem novo armazém

Distribuidor sediado em Cantanhede dispõe de 32.000 m2 de área de armazenamento e de um stock diversificado: pneus ligeiros, SUV, comerciais, pesados, agrícolas e industriais.

Translate »