Skip to content

“A parceria entre a Triangle Tyre e a Tiresur Portugal assenta na partilha de uma visão estratégica”

Juntos e a uma só voz. Roberto Pizzamiglio, diretor de vendas da Triangle Tyre para o sul da Europa (à direita), e José Moura Neto, diretor-geral da Tiresur Portugal, abordam a relação entre fabricante e distribuidor.
Check-up Media Roberto Pizzamiglio Triangle José Moura Neto Tiresur

Fundada em 1976 e cotada na Bolsa de Valores de Xangai desde setembro de 2016, a Triangle Tyre Co., Ltd pertence ao grupo dos maiores fabricantes de pneus do mundo, posicionando-se em quarto lugar no ranking dos produtores de pneus OTR a nível global.

Distribuída no nosso país, em exclusivo, pela Tiresur Portugal, que conta, agora, com instalações próprias, numa clara aposta da empresa no mercado luso (onde está presente há nove anos), a Triangle distribui pneus em toda a Europa há mais de duas décadas. Em 2017, abriu a sua sede europeia na cidade de Milão, Itália.

Ao dispor de uma das fábricas PCR (Passenger Car Radial, ou pneus radiais para automóveis, em português) mais avançadas do mundo, a Triangle combina fabrico inteligente com eficiência produtiva e responsabilidade ambiental, sendo estes considerados os elementos-chave que impulsionam o seu processo de internacionalização.

Com seis mil colaboradores, quatro unidades de produção na China e dois centros de pesquisa e desenvolvimento (China e EUA), a Triangle comercializa pneus em mais de 170 países. Nesta dupla entrevista, Roberto Pizzamiglio, diretor de vendas da Triangle Tyre para o sul da Europa (à direita na imagem de topo), e José Moura Neto, diretor-geral da Tiresur Portugal, revelam ao Check-up, juntos e a uma só voz, os contornos da relação entre fabricante e distribuidor.

A Triangle renovou totalmente a sua gama PCR nos últimos cinco anos. A que se deve esta dinâmica? 

Roberto Pizzamiglio: A Triangle realizou investimentos para liderar a implantação de tecnologia no fabrico de pneus de modo a incrementar bastante a qualidade do produto pela qual é conhecida. Graças à unidade de produção PCR altamente automatizada e totalmente robotizada localizada perto de Weihai, na província chinesa de Shandong, a Triangle conseguiu, de facto, renovar totalmente a sua oferta PCR nos últimos cinco anos.

Esta mudança permitiu à Triangle lançar oito novos produtos nos últimos quatro anos e passar de 300 mil pneus vendidos na Europa em 2017 para quase três milhões no final de 2021. Foram lançados, com sucesso, novos produtos nos segmentos UHP, HP, SUV e 4×4.

Apresentada em Portugal, no Autódromo Internacional do Algarve, em 2019, a Geração X é a gama mais importante para a Triangle?

Roberto Pizzamiglio: Em 2019, a Triangle apresentou, no Circuito de Portimão, no Algarve, a sua nova gama PCR. Os modelos AdvanteX e AdvanteX SUV enriqueceram a oferta de pneus de verão, ao passo que os GripX e AgileX foram lançados para completar a gama 4×4. Já o Season X, destina-se ao segmento All Season. Recentemente, a Triangle lançou, também, os pneus de inverno WinterX, PL02 Snowlink e IcelynX.

Check-up Media Tiresur Portugal new headquarters
Vista aérea das novas instalações da Tiresur Portugal
A Triangle está presente no nosso país através da Tiresur Portugal…

Roberto Pizzamiglio: Precisamente. A Tiresur é o distribuidor exclusivo dos pneus Triangle em Portugal. O modelo de negócio da Triangle assenta no desenvolvimento da marca em três segmentos: automóvel, camião e movimentação de terra.

O contínuo desenvolvimento e atualização da gama, através da introdução de novos modelos, principalmente no segmento automóvel, denominados Geração X, representa um projeto de grande atração para o mercado. Obviamente que, para concretizar este modelo de negócio, é necessário contar com um parceiro com experiência neste tipo de projeto.

A parceria entre a Triangle e a Tiresur assenta na partilha de uma visão estratégica. Nesse sentido, não podíamos estar mais satisfeitos com o trabalho que temos realizado em conjunto. Contar com o apoio, empenho e envolvimento de toda a equipa da Tiresur, é a melhor garantia para conseguir tudo isto.

Nos últimos anos, temos reforçado a presença e a imagem da marca Triangle num mercado competitivo como o português, consolidando os resultados, que aumentam, de forma contínua, mês após mês.

Já no que diz respeito aos fatores-chave da parceria entre a Triangle e a Tiresur, gostaria de destacar, em primeiro lugar, que a gestão das duas empresas assenta não apenas numa relação comercial, mas, acima de tudo, numa amizade que as une há muitos anos. Iniciámos a nossa parceria em maio de 2018 graças, também, a isso. E os resultados são, até ao momento, muito bons nos três segmentos acima mencionados.

Check-up Media Triangle Weihai
Sede da Triangle Tyre em Weihai, na província chinesa de Shandong
Qual a importância para a Triangle estar presente nas feiras internacionais?

Roberto Pizzamiglio: A Triangle estará presente na The Tire Cologne, a mais importante feira europeia de pneus, que acontecerá de 24 a 26 de maio de 2022, com um novo stand de 154 m2.

Através desta participação, a Triangle confirma, uma vez mais, a sua intenção de desempenhar um papel fundamental no panorama europeu do setor, apresentando as suas gamas de produto com o objetivo de continuar o crescimento alcançado no Velho Continente nos últimos cinco anos.

A Triangle, com sede europeia e equipa em Itália, está comprometida em ser uma referência de mercado a nível económico.

Além disso, a Triangle também estará presente na Autopromotec, em Bolonha, que se realiza, igualmente, em maio, na Hillhead, no Reino Unido, em junho, e na Bauma, em Munique, no final de outubro. Sempre com o objetivo de demonstrar que as feiras internacionais continuam a desempenhar um papel fundamental nas atividades de marketing que a empresa tem na Europa.

Como encara a Triangle o tema da neutralidade carbónica? Que planos tem a marca em curso para alcançá-la?

Roberto Pizzamiglio: A Triangle é conhecida como uma das empresas pioneiras em emissões de baixo carbono e sustentabilidade na indústria de pneus chinesa. A Triangle tem, desde o início da sua atividade, apostado na procura da sustentabilidade ambiental, produzindo a sua energia a partir da energia solar para diminuir a dependência dos combustíveis fósseis.

A iluminação inteligente, implementada em toda a fábrica, capta a luz solar para fornecer a maior parte da luz necessária à unidade de produção. Além disso, a fábrica capta e recicla a água para fornecer vapor ao processo de cura, reduzindo, ainda mais, a dependência dos recursos naturais.

E quanto a novos lançamentos, o que podemos esperar?

Roberto Pizzamiglio: Lançaremos três novos pisos consumer em maio de 2022: EffeXSport TH202, um novo produto UHP; ReliaX Touring TE307, um novo pneu de turismo; SeasonX Van TA702, um novo produto All Season, especialmente concebido para veículos comerciais modernos.

Além disso, a Triangle lançará, também, dois novos produtos TBR: o pneu de direção TRS06 para operações regionais e o TRD09, novo padrão para aplicações combinadas regionais e de longo curso.

A partir de que ano distribui a Tiresur Portugal os pneus Triangle?

José Moura Neto: A Tiresur Portugal colabora com a Triangle em regime de exclusividade para o mercado nacional desde 2018. Desde então, tem sido uma parceria bem estruturada e sempre em crescimento. Na Tiresur Portugal, estamos muito satisfeitos por colaborar com a Triangle.

Que importância tem e qual o volume que reúne a Triangle no portefólio da Tiresur Portugal?

José Moura Neto: A Tiresur Portugal trabalha de forma muito empenhada todas as marcas que representa. Nesse sentido, desenvolvemos um trabalho sério e estrutural com a Triangle, o que a torna numa marca estratégica no nosso portfólio.

Check-up Media Triangle Tyre Huayang robots
Unidade de produção PCR automatizada e robotizada

Os pneus Triangle apresentam uma garantia de qualidade que nos permite ter total confiança na sua representação. Além disso, a Triangle dispõe de uma gama muito diversificada, que lhe permite fornecer diferentes soluções aos clientes nos segmentos PCR, TBR e OTR.

Com nove anos atividade no nosso país, a Tiresur Portugal decidiu apostar na construção de instalações próprias, numa aposta clara no mercado luso…

José Moura Neto: Nem mais. A construção da nova sede da Tiresur Portugal, nos arredores de Lisboa, representa uma posição clara e inequívoca no projeto de expansão que temos a nível nacional e internacional.

Com nove anos de atividade em Portugal, este é já o terceiro armazém para onde nos mudamos, fruto da real proposta de valor que colocamos no mercado e que se traduz, também, num aumento da nossa quota.

Com a primeira fase concluída, a segunda fase do projeto está prevista para iniciar no final de 2022 ou início de 2023, com ampliação das instalações recentes em mais 2.500 m2

José Moura Neto: Precisamente. Existe um plano de construção para expandir o nosso armazém. Essas eram as datas inicialmente previstas. No entanto, hoje, não temos uma data fixa para o início da segunda fase de construção. Oportunamente, teremos a oportunidade de comunicá-la com precisão.

Que ensinamentos retirou a Tiresur Portugal do difícil período de pandemia e da incerteza que paira sobre o negócio?

José Moura Neto: O principal ensinamento que retirámos foi a certeza de que todos somos capazes de nos superar. Adaptámo-nos, rapidamente, à nova realidade, ajustando formas de comunicação, procedimentos de trabalho e investindo nas áreas da inovação e digitalização.

Check-up Media Triangle Tyre Huayang rolls
Fabrico inteligente, eficiência produtiva, responsabilidade ambiental

A incerteza e instabilidade provocada pela pandemia são, efetivamente, pontos que estão em análise permanente, de modo a assegurarmos aos clientes o maior nível de stock e o melhor serviço possíveis. Foi desafiante, mas temos certeza de que alcançámos o nosso objetivo e proporcionámos mais valor aos clientes.

José Moura Neto é, desde o ano passado, diretor-geral da Tiresur Portugal…

José Moura Neto: Assim é. Sou diretor-geral da Tiresur Portugal desde 2021 e tenho a responsabilidade dos departamentos financeiro, comercial e de todas as operações da empresa. Disponho de ampla experiência em gestão empresarial, comprovada em mais de 20 anos de atividade nas áreas de tecnologia, consultoria e automóvel.

Qual a estratégia da Tiresur Portugal? Mais produtos? Aumentar a presença junto do cliente final?

José Moura Neto: A estratégia da Tiresur Portugal está alinhada com a estratégia internacional do grupo: desenvolvimento de marcas próprias de qualidade diferenciada; marcas premium e quality; Soluções PCR, TBR, AGR e OTR; stock elevado, preço competitivo; elevada qualidade de serviço; ampla cobertura territorial; acompanhamento próximo das necessidades dos clientes; relações diferenciadoras. O nosso objetivo é agregar valor ao mercado, mantendo a identidade da empresa e o foco no crescimento sustentável.

Como olha a Tiresur Portugal para o mercado luso? Muitas marcas e muita concorrência? Ainda existe margem para crescer?

José Moura Neto: O mercado português é muito competitivo e apresenta uma quota que está bastante dividida. De facto, existe muita concorrência no setor. Mas o mercado é livre e a concorrência é sempre um fator muito importante para as empresas se aprimorarem e oferecerem melhores propostas de valor aos clientes. Existe sempre possibilidade de crescimento, seja estruturalmente ou através de correções de mercado.

A formação é fundamental nos dias que correm. O que tem feito a Tiresur Portugal nesta área?

José Moura Neto: A formação é a chave principal para o desenvolvimento pessoal e empresarial. Nesse sentido, investimos em ações de formação internas (colaboradores), externas (clientes) e mistas (ambos). Temos um plano de formação nas áreas técnica e comportamental para proporcionar as maiores valências a todos os envolvidos.

Além disso, dispomos, também, de um plano de formação contínua em gestão empresarial, com todos os módulos inerentes (gestão empresarial, finanças, vendas, crédito, recursos humanos, serviços e administração), para os clientes Center’s Auto, que é a nossa rede de retalho.

Que planos tem a Tiresur Portugal para 2022?

José Moura Neto: A estratégia da Tiresur Portugal para 2022 passa por manter o sentido de crescimento sustentável, através de maior stock, melhores preços, serviço otimizado, maior cobertura de mercado, maior proposta de valor e, consequentemente, níveis mais elevados de fidelização de clientes.

O nosso foco é termos sempre presente que sabemos quem somos, de onde viemos e para onde vamos. Crescer para melhorar e melhorar para crescer é a receita para 2022.

MF Pinto Bendix
Autozitania-Bragalis_875x175
Continental Ultra Contact
Drivus 300x150
Mercedez EQE Banner

 ÚLTIMAS 

Check-up Media LIQUI MOLY KFS 12+

Cinco perguntas sobre anticongelantes

É um líquido fundamental para o bom funcionamento de um veículo e deve ser tratado como tal, procurando sempre produtos de elevada qualidade.

Check-up Media RPA DYS

DYS: a nova marca a chegar ao portefólio da RPA

Empresa aposta, assim, na diferenciação e na oferta global para ser tornar no parceiro ideal dos profissionais do ramo automóvel, fornecendo uma solução de qualidade que satisfaz todas as suas necessidades.

Check-up Media S. José Pneus new warehouse

É oficial: S. José Pneus tem novo armazém

Distribuidor sediado em Cantanhede dispõe de 32.000 m2 de área de armazenamento e de um stock diversificado: pneus ligeiros, SUV, comerciais, pesados, agrícolas e industriais.

Translate »