Skip to content

Polia tensora: o que é e para que serve? A Industrias Dolz explica

Numa configuração típica de acionamento por correia de distribuição, esta "abraça" uma ou mais polias, que a mantêm sempre esticada e alinhada.
Check-up Media Industrias Dolz tensioner pulley

Ora então, vamos lá aprender um pouco mais sobre um dos componentes do sistema de distribuição por correia: a polia tensora. Qual a sua importância na transmissão do veículo? A Industrias Dolz explica.

O sistema de distribuição é essencial para manter o bom desempenho do veículo. A responsável pela transmissão precisa e tensão adequada e constante na correia não é nem mais nem menos do que a polia tensora.

“Como principais funções, aumenta o ângulo em redor de acionamentos por correia, distribui tensão à correia e transfere a força motriz da cambota, compensa o alongamento da cinta, típico ao longo do tempo, permitir distâncias entre eixos mais curtas e evita o deslizamento da correia”, refere o artigo assinado por Patricia Gimeno.

A polia tensora é um componente aparentemente simples. Mas quantos tipos existem? “A sua superfície de rolamento pode ser lisa e perfilada e os seus componentes básicos incluem uma polia na qual está integrado um rolamento radial rígido com uma ou duas fileiras de esferas”, acrescenta.

“Dentro dela, encontram-se os anéis interior e exterior, o retentor, a massa e o vedante. Entre os diferentes tipos de polias tensoras, existem as fixas ou automáticas, sendo esta última capaz de compensar o seu estado independentemente da temperatura atingida ou das variações de carga na correia”, pode ler-se no artigo.

Quando deve ser substituída uma polia tensora? “Tal como a correia, a polia é um componente de manutenção, o que significa que se desgasta com o tempo, sobretudo devido à atividade de girar livremente”, refere.

Regra geral, as polias duram mais do que as correias. Como tal, inspecionar as polias e os rolamentos durante a manutenção do veículo é fundamental de acordo com as melhores práticas.

Check-up Media Industrias Dolz map

Em muitos casos e dependendo dos materiais a partir dos quais as polias são produzidas, é cada vez mais comum realizar a manutenção completa da transmissão primária, substituindo-se, de uma assentada, todos os componentes da distribuição sujeitos a desgaste.

A Industrias Dolz também recomenda substituir sempre a bomba de água durante esta operação. Por três motivos: “Maior qualidade e segurança do serviço prestado; melhor ajuste de todos os componentes desde o início; maior economia, uma vez que reduz para metade as visitas à oficina”, explica.

E quanto aos possíveis sinais de mau funcionamento? Uma falha no sistema de distribuição pode ser facilmente diagnosticada caso se preste atenção aos vários sinais de alerta, como, por exemplo, ruídos estranhos (chiar, ranger ou som estridente), vibrações, superfície corroída, não se deslocar ou deslocar-se excessivamente.

Mais sobre a Industrias Dolz aqui.

Febi Bilstein
SWAG_300x150
Blueprint
MF Pinto Import. export peças, S.A.
sparks & sparks
Euromais peças e pneus
Dayco
R-M 300x150
Glasurit_300x150

 ÚLTIMAS 

Translate »