Skip to content

Amazon e Stellantis aceleram transformação de software de bordo

A partir de 2024, as duas empresas fornecerão soluções de software à STLA SmartCockpit, a nova plataforma digital da Stellantis centrada no habitáculo.
Check-up Media Stellantis Amazon partnership

A Amazon e a Stellantis anunciaram uma série de acordos globais plurianuais que visam transformar a experiência a bordo dos veículos para milhões de clientes da Stellantis e acelerar a transição do setor rumo a soluções de mobilidade sustentável e a um futuro sustentado pelo software.

Esta colaboração com a Amazon Devices – Amazon Web Services (AWS) – e a Amazon para as suas atividades de logística last mile permitirá à Stellantis acelerar a sua transformação, de modo a tornar-se numa tech company líder em mobilidade sustentável.

A Stellantis irá trabalhar com a Amazon para implementar a experiência tecnológica e de software da Amazon na sua organização, nomeadamente no desenvolvimento de veículos, na criação de experiências conectadas a bordo dos veículos e na formação da próxima geração de engenheiros de software automóvel.

Em conjunto, as duas empresas desenvolverão um conjunto de produtos e serviços de software que estarão perfeitamente integrados no mundo digital dos utilizadores, com atualizações over-the-air (OTA) que permitirão acrescentar valor ao longo do tempo.

“Durante as duas últimas décadas, a Amazon construiu tecnologia, experiência e cultura de inovação para se tornar líder global em cloud computing’, Inteligência Artificial e machine learning. Estas capacidades permitiram-nos melhorar a vida dos clientes com produtos e serviços como Alexa, Kindle e Fire TV, sendo que, com a AWS, ajudámos milhares de empresas a transformar os seus negócios e indústrias”, afirma Andy Jassy, CEO da Amazon.

 “Estamos entusiasmados com esta parceria com a Stellantis para transformar a indústria automóvel e reinventar a experiência do cliente a bordo do veículo. Estamos a inventar soluções que irão permitir à Stellantis reforçar as suas capacidades de conectividade e personalização, de forma a oferecer a cada ocupante um momento conectado e personalizado a bordo do veículo”, acrescenta.

Check-up Media Stellantis Amazon 2

“Juntos, iremos lançar as bases que permitirão à Stellantis passar de um fabricante de automóveis tradicional para um líder global em desenvolvimento e engenharia orientados por software”, assegura.

Carlos Tavares, CEO da Stellantis, refere, por seu turno, que “trabalhar com a Amazon é parte integrante do nosso roteiro para reforçar as nossas capacidades, baseado simultaneamente no desenvolvimento das competências internas e em colaborações decisivas com líderes do setor tecnológico”.

E vai mais longe: “Esta colaboração trará um verdadeiro know-how a uma das nossas principais plataformas tecnológicas, a STLA SmartCockpit. Graças à Inteligência Artificial e ao cloud computing, iremos melhorar a experiência geral dos clientes e transformar o veículo num espaço de vida personalizável, tanto para os passageiros como para o condutor”.

Esta colaboração permite combinar a liderança inovadora da Amazon no domínio do digital, do cloud computing, da Inteligência Artificial (IA) e do machine learning, com a excelência na engenharia automóvel e o portefólio de 14 marcas emblemáticas da Stellantis. Recorde-se que a Stellantis apresentou a sua estratégia de software durante o seu Software Day, em dezembro de 2021.

Mais sobre a Stellantis aqui.

logotipo Liqui Moly
Mewa
MF Pinto Import. export peças, S.A.
Soc. Coercial C. Santos
SKF
Aser aftermarket Automotive
Dayco
SWAG_300x150
Blueprint

 ÚLTIMAS 

Translate »