Skip to content

Problemas no turbocompressor? MF Pinto e BorgWarner resolvem

Muitas vezes, os problemas nos turbocompressores são consequência de um defeito primário do motor, não ficando a avaria solucionada com a substituição do turbo. Nada que MF Pinto e BorgWarner não resolvam.
Check-up Media Mecânico Virtual MF Pinto

Distribuidor oficial no nosso país da BorgWarner Turbo Systems, a MF Pinto conta, entre os vários serviços alocados à área de negócio dos sistemas de turbocompressores, com diagnóstico e reparação de turbos, bem como com formação técnica na reparação de turbos e na utilização dos equipamentos CIMAT de equilíbrio de turbos e de afinação de geometrias.

Pois bem, é precisamente sobre os problemas que ocorrem nos turbos e a identificação das causas que a MF Pinto, em conjunto com a BorgWarner, esclarece os cibernautas, recorrendo aos préstimos do Mecânico Virtual.

Primeiro, é da mais elementar justiça referir que a BorgWarner facilita a resolução de problemas através da sua ferramenta de diagnóstico do turbo, de modo a que o veículo volte a funcionar novamente após uma avaria.

A ferramenta de diagnóstico do turbo indica as possíveis causas de avaria quando o motor apresenta sintomas de mau funcionamento. Muitas vezes, os problemas nos turbocompressores são consequência de um defeito primário do motor, não ficando a avaria solucionada apenas com a substituição do turbo.

No entanto, com a ferramenta de diagnóstico, é possível determinar a verdadeira natureza e extensão da avaria, com a maior das facilidades. Deste modo, é possível reparar o veículo de forma mais rápida e com menos custos envolvidos. Para que a avaria do motor não demore mais tempo e não seja mais dispendioso do que o estritamente necessário.

Check-up Media BorgWarner SX SX-E
Fumo preto, fumo azul, ruído

Como identificar, então, os sintomas de avaria do turbo e as possíveis causas? Fumo preto, fumo azul e ruído acústico gerado são três sintomas. Comecemos pelo fumo preto. Pode dever-se à válvula de rotação do controlo de pressão/válvula de gatilho não fechar, ao sistema de filtro de ar sujo, ao compressor ou intercooler sujo ou ao coletor de ar do motor rachado/ausente ou com perda de vedação.

Mas há mais: resistência excessiva ao fluxo no sistema de exaustão/fuga a montante da turbina; danos causados por presença de um corpo estranho no compressor ou na turbina; alimentação do sistema de combustível/injeção defeituoso ou incorretamente ajustado; fornecimento insuficiente de óleo ao turbo; linha de sucção e de pressão distorcida ou com fuga; invólucro/aleta da turbina danificado; danos no rolamento do turbo; guia da válvula, anéis do pistão, camisas do motor ou cilindro gastas/aumento do sopro.

No caso do fumo azul, as causas podem dever-se à presença de coque e lodo na carcaça central do turbo, à ventilação do cárter entupida ou distorcida, à sujidade do sistema de filtro de ar, ao compressor ou intercooler sujo, à resistência excessiva de fluxo no sistema de escape/fuga a montante da turbina, às linhas de alimentação e drenagem de óleo entupidas, com fuga ou distorcidas, à vedação do anel do pistão com defeito, aos danos no rolamento do turbo ou guia da válvula, anéis do pistão, camisas do motor ou cilindro gastas/aumento do sopro.

E quanto ao ruído acústico gerado? As causas não diferem muito das anteriores: compressor ou intercooler sujo; coletor de ar do motor rachado/ausente ou com perda de vedação; resistência excessiva de fluxo no sistema de escape/fuga a montante da turbina; fuga nos gases de escape entre a saída da turbina e o tubo de escape; danos causados pela presença de um corpo estranho no compressor ou na turbina; fornecimento insuficiente de óleo ao turbo; linha de sucção e de pressão distorcida ou com fuga; invólucro/aleta da turbina danificado; danos no rolamento do turbo.

Pressão elevada, defeito, fuga

A pressão de sobrealimentação demasiado elevada pode ser causada pela válvula de rotação do controlo de pressão/válvula de gatilho não abrir, pela alimentação do sistema de combustível/injeção defeituoso ou incorretamente ajustado ou por um defeito na válvula de rotação/válvula de gatilho.

No caso do compressor/roda da turbina apresentar defeito, tal pode dever-se a danos causados pela presença de um corpo estranho no compressor ou na turbina, pelo fornecimento insuficiente de óleo ao turbo, pelo invólucro/aleta da turbina danificado ou por danos no rolamento do turbo.

Check-up Media BorgWarner Airwerks range

Já a fuga de óleo na turbina, pode ser provocada pela presença de coque e lodo na carcaça central do turbo, pela ventilação do cárter entupida ou distorcida, pelas linhas de alimentação e drenagem de óleo entupidas, com fuga ou distorcidas, pela vedação do anel do pistão com defeito, pelos danos no rolamento do turbo e pela guia da válvula, anéis do pistão, camisas do motor ou cilindro gastas/aumento do sopro.

O consumo elevado de óleo, a pressão de sobrealimentação demasiado baixa e a fuga de óleo no compressor são outros sintomas de avaria. As possíveis causas prendem-se com sujidade, fugas, danos provocados por corpos estranhos e defeitos. No fundo, está tudo relacionado com as descrições acima mencionadas.

Terminamos com o diagnóstico de avarias. Se o motor não estiver a funcionar corretamente, não se deve presumir logo que o turbo é a causa da avaria. Muitas vezes, substituem-se os turbos quando estes se encontram a funcionar em pleno, mesmo que a falha não esteja neles, mas sim no motor.

Somente após a verificação de todos estes pontos é que se deve analisar se existe falha no turbo. Como os componentes deste são fabricados em máquinas de elevada precisão com baixas tolerâncias e as turbinas giram até 300.000 rpm, os turbos devem ser inspecionados apenas por especialistas qualificados.

A MF Pinto, distribuidor oficial da BorgWarner Turbo Systems no nosso país, garante aos clientes, desde 2004, acesso aos melhores produtos com preços bastante competitivos. A empresa procura, desta forma, responder com qualidade, profissionalismo e dinamismo aos novos desafios que este mercado proporciona.

Além do diagnóstico e reparação de turbos, a formação técnica na reparação de turbos e na utilização dos equipamentos CIMAT de equilíbrio de turbos e de afinação de geometrias são outras mais-valias da MF Pinto.

MFPinto_BorgWarner

 ÚLTIMAS 

Check-up Media LIQUI MOLY KFS 12+

Cinco perguntas sobre anticongelantes

É um líquido fundamental para o bom funcionamento de um veículo e deve ser tratado como tal, procurando sempre produtos de elevada qualidade.

Check-up Media RPA DYS

DYS: a nova marca a chegar ao portefólio da RPA

Empresa aposta, assim, na diferenciação e na oferta global para ser tornar no parceiro ideal dos profissionais do ramo automóvel, fornecendo uma solução de qualidade que satisfaz todas as suas necessidades.

Check-up Media S. José Pneus new warehouse

É oficial: S. José Pneus tem novo armazém

Distribuidor sediado em Cantanhede dispõe de 32.000 m2 de área de armazenamento e de um stock diversificado: pneus ligeiros, SUV, comerciais, pesados, agrícolas e industriais.

Translate »