Skip to content

Škoda mostra o seu lado lunar com o Luniaq

A Xtend Design deu a conhecer o novo rover lunar Luniaq, inspirado no SUV elétrico da Škoda. Um protótipo que aponta a outros mundos, porventura mais sombrios.
Check-up Media Škoda Luniaq

Os fabricantes de automóveis parecem andar com a cabeça na lua. Depois do Lunar Cruiser, projeto da Toyota previsto para participar em missões da agência espacial japonesa, a partir de 2038, eis que também a Škoda decide desenvolver um rover lunar inspirado no Enyaq.

Movido a baterias, este modelo experimental será capaz de transportar até quatro astronautas na superfície da Lua e será construído sobre a plataforma MMSEV (Multi-Mission Space Exploration Vehicle) da NASA, arquitetura amplamente utilizada no desenvolvimento de outros protótipos para exploração espacial.

Check-up Media Škoda Luniaq 2
Check-up Media Škoda Luniaq 3

Não é um Luniaq qualquer. Dispõe de superfícies vidradas de grandes dimensões que permitem observar tudo a um ângulo de 180˚. Segundo palavras de Tomas Rousek, criativo dos estúdios da Xtend Design, “estas enormes janelas não são de vidro, mas em alumínio transparente, que é mais resistente aos micrometeoritos”, diz.

“A estrutura é, depois, reforçada com camadas de polietileno para proteção adicional contra radiação, havendo uma janela frontal inferior que permite que os motoristas vejam a superfície da Lua diretamente na frente do veículo”, acrescenta o responsável pelo projeto lunar.

Para circular na superfície da Lua, o protótipo estará equipado com seis rodas e tecnologia Michelin Tweel de pneus radiais sem ar numa única unidade.

Secção patrocinada por empresas que apoiam jornalismo de qualidade
MF Pinto Import. export peças, S.A.
MGM
logotipo Liqui Moly
kroftools
Soc. Coercial C. Santos
Champion Lubricants

 ÚLTIMAS 

Translate »