Skip to content

Artesão italiano cria réplicas perfeitas dos icónicos motores Ferrari

Réplicas dos motores da Ferrari têm um terço do tamanho dos originais e podem demorar até um ano a ser fabricadas. Mas são perfeitamente funcionais.
Check-up Media Ferrari Terzo Dalia

Em Emilia Romagna, região italiana e casa de marcas icónicas como Ferrari, Lamborghini e Maserati, encontram-se os estúdios de Terzo Dalia, um artesão que tem feito fama ao desenvolver réplicas minuciosas de motores de superdesportivos à escala 1/3.

Desenvolve-os (em número muito limitado) através de um processo meramente manual, mas uma com precisão e um detalhe irrepreensíveis. Entre as suas criações mais conhecidas, estão cópias perfeitas de blocos históricos, como o 3,0 litros Colombo V12 que equipava o 250 GTO, ou peças de engenharia mais recente, como é o V12 de 6,3 litros do LaFerrari.

Todas as réplicas têm cerca de 16 kg de peso e são funcionais, já que todos os componentes do motor real são replicados com todo o rigor. Ao desenvolver um novo projeto, Terzo Dalia começa por adquirir o motor original do veículo que pretende homenagear. Desmonta-o peça a peça, para anotar cada medida com a máxima exatidão. Depois, cada elemento é talhado manualmente em madeira para ser testada.

Check-up Media Ferrari engine
Check-up Media Ferrari engine 2

Só quando as dimensões estão perfeitas o artesão passa à fase da fundição, fabricando os componentes com um terço do tamanho, já em metal. Na construção de cada bloco, são usados cerca de 500 pequenos parafusos. É um trabalho de paciência.

Uma destas peças de coleção demora, sensivelmente, um ano a ficar concluída. Todas as obras de Terzo Dalia recebem o reconhecimento dos especialistas, de tal forma que algumas unidades acabaram expostas no Museu Ferrari, em Maranello.

O artesão italiano recebeu mesmo das mãos de Luca di Montezemolo um galardão pelas suas minuciosas recriações, durante o evento de celebração das Bodas de Ouro da Ferrari. Algumas destas réplicas Dalia podem encontrar-se à venda em casas da especialidade. Os britânicos da DK Engineering têm 11 exemplares disponíveis, por preços que rondam os €10.000.

Secção patrocinada por empresas que apoiam jornalismo de qualidade
MF Pinto Import. export peças, S.A.
MGM
liquimoly_300x150_m
kroftools
Soc. Coercial C. Santos
Champion Lubricants

 ÚLTIMAS 

Translate »