Skip to content

“Outubro é perfeito para o recomeço”

Podíamos enumerar as muitas coisas que não correram como esperávamos entre 2020 e 2021. Mas, na Kikai Eventos, gostamos sempre de olhar para o copo meio cheio.
Check-up Media José Manuel Costa expoMECÂNICA

Ainda que este ano não esteja a decorrer da forma que desejávamos, é altura de não esmorecer e de continuarmos focados no futuro. Esse tem sido o nosso desafio nos últimos tempos: aprender com as dificuldades e ganhar força com as pequenas vitórias, acreditando que elas poderão ser ainda maiores num futuro próximo.

Hoje, gostaria de partilhar consigo a forma como temos vindo a preparar um novo começo para a expoMECÂNICA e como conseguimos enfrentar todas as adversidades.

O que aprendemos com 2020 e os momentos que nos deram alento para 2021

Os anos de 2020 e 2021 vieram desafiar a nossa resistência. A pandemia deu origem a uma série de mudanças: no comportamento das pessoas, na reorganização física dos espaços de trabalho, na forma como passamos a comunicar e a trabalhar. Nós, Kikai Eventos, vimo-nos proibidos, por decreto, de realizar a expoMECÂNICA, o que trouxe dificuldades e desafios a todo o setor de eventos.

À medida que o tempo decorria, o quadro de saúde pública ia-se agravando. E quando parecia melhorar, uma nova vaga empurrava-nos para o ponto de partida. Desde a edição de 2019 até ao momento, a expoMECÂNICA ficou marcada por três datas.

A data original, em abril de 2020, que passou para junho de 2020 e daqui para maio de 2021, que nos parecia longínquo e nos fazia acreditar que o problema estaria debelado. Doce ilusão, pois o ano começaria com nova vaga e com resultados, por todos bem conhecidos, que nos conduziram ao terceiro adiamento da feira. A exasperação era muita, os níveis de confiança baixavam, o dinheiro faltava, a necessidade de recorrer a crédito bancário tornou-se realidade e a pressão era galopante.

As sucessivas ligações para adiar a feira, a solicitação de transferência de créditos e os argumentos para se manterem expositores, consumiam a nossa melhor energia e revelavam-se, emocionalmente, pesados e muito desgastantes. O caminho fácil teria sido desistir.

Ainda assim, apesar dos sucessivos adiamentos da expoMECÂNICA, foram os nossos clientes, parceiros associativos e de media, assim como fornecedores, que nos deram a motivação para continuar a querer fazer aquilo que fazemos melhor: surpreender os nossos expositores e visitantes, proporcionando-lhes a melhor experiência possível que uma feira pode oferecer.

A estreia da expoMECÂNICA deu-se em outubro de 2014, com um pouco mais de 100 empresas. O nosso recomeço será, novamente, em outubro, agora com mais do dobro dos expositores e o triplo da esperança. Esperamos passar com distinção este desafio e mal podemos esperar para o reencontro com o aftermarket, com toda a segurança! A expoMECÂNICA aguarda por si na Exponor, de 15 a 17 de outubro

José Manuel Costa, Diretor da expoMECÂNICA

O apoio generalizado dos nossos expositores à continuação da feira, a confiança nos valores adiantados, os incontáveis incentivos a não desistir, as comoventes conversas sobre o sonho que nos norteou desde 2014, a responsabilidade que a feira já adquiriu e, sobretudo, o reconhecimento pelo trabalho realizado, de forma consistente, desde a criação da expoMECÂNICA, não nos deixaram desistir.

Conseguir colocar de pé a expoMECÂNICA, ser a primeira feira do setor na Europa 100% presencial, contar com a presença de bem mais de 200 expositores oriundos de oito países, são pequenas vitórias que não se esgotam num ano. Pelo contrário, continuarão a dar frutos e serão transformadas em vitórias ainda maiores, que esperamos que, muito em breve, possam, também, ser partilhadas com todos aqueles que fazem parte da vida da expoMECÂNICA.

Uma equipa empenhada na preparação do regresso

Mesmo de portas fechadas, não estivemos parados. Todos os momentos têm sido aproveitados para preparar o regresso dos nossos expositores e visitantes.

Do novo site ao layout da feira, da produção gráfica às peças e anúncios de publicidade, a preparação minuciosa do Plano de Atividades e Contingência para podermos receber todo o universo do aftermarket, o desenho das atividades paralelas, as dezenas de reuniões com fornecedores, as centenas de ligações com o universo dos nossos expositores, ora em português, ora em espanhol, ora em inglês, ou ainda a comercialização dos últimos espaços.

E nem as jornadas de 12 horas de trabalho diárias retiraram a alegria que, de repente, tomou conta daquele escritório. Temos uma equipa empenhada em fazer mais e melhor e, que, sobretudo, adora o que faz. Todas as contrariedades foram, ao mesmo tempo, experiências sofridas, mas, também, enriquecedoras, a nível pessoal e profissional, tornou-nos mais resistentes e acreditamos que farão a diferença no momento em que possamos voltar a receber os nossos expositores e visitantes, com um audível: podem contar com a expoMECÂNICA, pois estamos aqui e continuaremos aqui!

A estreia da expoMECÂNICA deu-se em outubro de 2014, com um pouco mais de 100 empresas. O nosso recomeço será, novamente, em outubro, agora com mais do dobro dos expositores e o triplo da esperança. Esperamos passar com distinção este desafio e mal podemos esperar para o reencontro com o aftermarket, com toda a segurança! A expoMECÂNICA aguarda por si na Exponor, de 15 a 17 de outubro.

Secção patrocinada por empresas que apoiam jornalismo de qualidade
Bilstein setembro

 ÚLTIMAS 

Translate »