Skip to content

CATL lança baterias de iões de sódio recarregáveis em 15 minutos

Principal fornecedora da Tesla acaba de apresentar a primeira geração das suas baterias de iões de sódio. A tecnologia promete carregamentos em 15 minutos.
Check-up Media CATL

A CATL (Contemporary Amperex Technology Co., Limited), empresa especialista na produção e distribuição de baterias para a indústria automóvel e a principal fornecedora da Tesla, entre muitas outras marcas, acaba de lançar a primeira geração das suas baterias de iões de sódio, uma tecnologia com que promete carregamentos em apenas 15 minutos.

A tecnologia de baterias tem evoluído muito nos últimos anos e a próxima etapa é a procura por materiais mais eficientes do que o lítio, limitado na quantidade de carga que pode acumular e, também, na quantidade de produto disponível e no seu impacto ambiental. Umas das alternativas mais racionais para baterias é o sódio.

Apesar dos benefícios inequívocos, esta solução não está isenta de problemas. Embora seja um dos elementos mais comuns no planeta e de extração mais fácil e barata, o sódio tem como limitação as dimensões dos seus iões, o que obriga a repensar o modo como a energia circula dentro da bateria.

Segundo explica a CATL, “a bateria de iões de sódio tem um princípio de funcionamento semelhante ao da bateria de iões de lítio: os iões de sódio também se movimentam entre o cátodo (o lado positivo da bateria) e o ânodo, mas os iões de sódio têm maior volume e maiores problemas em matéria de estabilidade estrutural e propriedades cinéticas dos materiais”.

E vai mais longe: “O que dificulta a industrialização da alternativa. A solução mais eficaz está na criação de um sistema de bateria AB, que integra os dois tipos de células, de iões de sódio e lítio”.

Sabia que...

a CATL (Contemporary Amperex Technology Co., Limited), especialista na produção e distribuição de baterias para a indústria automóvel, é a principal fornecedora da Tesla?

A primeira geração de baterias de iões de sódio da CATL tem várias vantagens em matéria de alta densidade de energia, capacidade de carregamento rápido, excelente estabilidade térmica e desempenho ótimo com baixa temperatura.

De acordo com o fabricante, a bateria pode carregar em 15 minutos até 80% de SOC (estado de carga) à temperatura ambiente. Além disso, em ambiente de baixa temperatura (-20°C), a bateria de iões de sódio tem uma taxa de retenção de capacidade de mais de 90% e a sua eficiência de integração de sistema pode atingir mais de 80%. A estabilidade térmica é um trunfo.

Contudo, o sódio é menos eficiente como portador de carga, consegue menos 20% de densidade energética e a empresa anuncia valores de 160 Wh/kg, quando as baterias dos veículos elétricos atuais rondam os 200-250 Wh/kg (as da Tesla são superiores).

Mas, na CATL, a meta de desenvolvimento da densidade de energia das baterias de iões de sódio da próxima geração é superar 200 Wh/kg, com planos para arrancar com a produção em larga escalada em meados de 2023.

Secção patrocinada por empresas que apoiam jornalismo de qualidade
MF Pinto Import. export peças, S.A.
MGM
liquimoly_300x150_m
kroftools
Soc. Coercial C. Santos
Champion Lubricants

 ÚLTIMAS 

Translate »