Skip to content

Como organizar uma oficina de trabalho

Uma das principais responsabilidades de um gestor de um espaço de reparação automóvel é saber como organizar uma oficina de trabalho.
Check-up Media KROFtools workshop

Os principais elementos a ter em consideração na organização são o espaço físico, a organização dos colaboradores e o fluxo dos processos de trabalho.

Manter a oficina de trabalho organizada vai ajudar nos seguintes aspetos: 

– Aumento da segurança para a equipa e clientes;

– Fluxo de trabalho fluido e um aumento da produtividade;

– Redução de desperdícios;

– Redução de erros humanos;

– Redução de custos devido a erros de stock;

– Ambiente de trabalho agradável; 

– Melhor imagem para os clientes.

Verifique as quatro dicas de organização da KROFtools que ajudam a facilitar todos os processos de trabalho de uma oficina de reparação de automóveis.

A organização no trabalho, quer de processos quer do espaço físico, é crucial para atingir os resultados que espera. Manter a oficina de trabalho organizada vai ajudá-lo em vários aspetos

Kroftools

Oficina de trabalho: dicas para manter a organização 

1. Manter o espaço organizado

Uma forma de manter o espaço bem organizado passa por investir em carros de ferramentas. A sua utilização promove um espaço de trabalho organizado e limpo, evita que as ferramentas se percam, fazendo com que o fluxo de trabalho não seja interrompido. Para garantir tudo isto, é fundamental investir em bancadasarmários e expositores.

2. Reduzir os “tempos mortos”

Os seus colaboradores devem aceder rapidamente às ferramentas e equipamentos, sem que seja necessário deixar a sua área de trabalho. Estações de trabalho móveis e o agendamento de tarefas podem ser excelentes soluções para que o mesmo equipamento, ferramenta ou software não seja necessário em dois locais diferentes ao mesmo tempo.

3. Melhorar os processos

Uma boa gestão de projetos garante a assertividade das operações, potencia a redução de custos e uma melhoria na qualidade das tarefas desempenhadas.

Dividir a sua oficina por secções, atribuindo a cada uma delas a execução de funções específicas, pode ser uma estratégia eficaz de organização. Um bom exemplo é verificar quais os trabalhos que realiza com mais frequência e criar espaços, com as ferramentas apropriadas, para essas tarefas.

4. Dar uso à tecnologia

Com a tecnologia adequada, vai ser capaz de otimizar o trabalho da sua oficina, fazer diagnósticos mais precisos, determinar os recursos gastos num serviço, agendar compromissos, fornecer atualizações e ordens de serviço automatizadas e fazer o rastreio ao stock de peças.

Estas e outras técnicas de organização vão ajudá-lo a reduzir custos, aumentar a produtividade e melhorar a imagem da sua oficina.

Consulte aqui o artigo completo disponível no blogue da KROFtools.

 ÚLTIMAS 

Check-up Media LIQUI MOLY KFS 12+

Cinco perguntas sobre anticongelantes

É um líquido fundamental para o bom funcionamento de um veículo e deve ser tratado como tal, procurando sempre produtos de elevada qualidade.

Check-up Media RPA DYS

DYS: a nova marca a chegar ao portefólio da RPA

Empresa aposta, assim, na diferenciação e na oferta global para ser tornar no parceiro ideal dos profissionais do ramo automóvel, fornecendo uma solução de qualidade que satisfaz todas as suas necessidades.

Check-up Media S. José Pneus new warehouse

É oficial: S. José Pneus tem novo armazém

Distribuidor sediado em Cantanhede dispõe de 32.000 m2 de área de armazenamento e de um stock diversificado: pneus ligeiros, SUV, comerciais, pesados, agrícolas e industriais.

Translate »