Skip to content

ZF aposta no poder da computação para a mobilidade do futuro

Estreia europeia do supercomputador ZF ProAI no IAA 2021. Unidades de controlo, software e sensores são passo de gigante para o futuro da condução autónoma.
Check-up Media ZF ProAI

Sob o lema “Mobilidade de próxima geração. Agora”, a ZF elegerá o IAA 2021 como palco para a apresentação europeia da última geração do supercomputador ZF ProAI, um produto exemplar do poder de computação do grupo e que poderá ser personalizado para qualquer plataforma de veículos e para todos os níveis de automação.

 “Digitalização, conectividade, condução autónoma sem emissões: a mobilidade está a redefinir-se”, adianta a ZF, em comunicado oficial, sobre o ZF ProAI. “Essa tendência foi reforçada e acelerada pela atual crise da covid-19”, acrescenta.

“O ‘tempo de espera’ para amanhã foi significativamente reduzido e o futuro do automóvel já está a tomar forma nos planos de modelos dos fabricantes, impulsionado pelas tendências de crescimento do mercado que está interessado em mobilidade inteligente, elétrica, autónoma, segura e sustentável”, explica a mesma fonte.

A ZF quer liderar essa revolução. “O nosso objetivo estratégico é fornecer tecnologia para a ‘Mobilidade de Próxima Geração‘”, explica Torsten Gollewski, vice-presidente executivo de Sistemas de Mobilidade Autónoma da ZF.

“Já temos todas as tecnologias necessárias para os futuros veículos e conceitos de mobilidade”, assegura. Tal inclui computadores de elevado desempenho, software, sensores e atuadores, conectividade de veículos para serviços de mobilidade.

 “O ProAI cobre uma enorme gama de campos de aplicação possíveis para praticamente todos os tipos de veículos e é adequado para todas as fases da condução automatizada ou autónoma”, revela Gollewski.

Com um aumento de 66% no poder de computação, o novo ZF ProAI consome até 70% menos energia. A ZF conseguiu obter os primeiros pedidos para o ZF ProAI nos segmentos de automóveis de passageiros e veículos comerciais, prevendo-se que inicie a produção do controlador central em larga escala a partir de 2024.

Mais sobre a ZF aqui.

Secção patrocinada por empresas que apoiam jornalismo de qualidade
MF Pinto Import. export peças, S.A.
MGM
liquimoly_300x150_m
kroftools
Soc. Coercial C. Santos
Champion Lubricants

 ÚLTIMAS 

Translate »