Skip to content

HELLA desenvolve conceitos de comunicação para condução autónoma

Projeto de pesquisa promove a comunicação entre veículos autónomos, peões e ciclistas, recorrendo a avançados sistemas de iluminação LED.
Check-up Media HELLA autonomous driving LED technology

A HELLA já deu o tiro de partida para o novo projeto intitulado “Iniciativa”, com vista ao desenvolvimento de conceitos de comunicação entre os veículos autónomos e os restantes utilizadores da via pública, nomeadamente ciclistas e peões, recorrendo, para tal, à iluminação automóvel.

No âmbito deste projeto, a HELLA, associou-se a vários parceiros. A saber: Karlsruhe Institute of Technology, Fraunhofer Institute of Optronics, System Technologies and Image Exploitation (IOSB), Würzburg Institute of Traffic Sciences (WIVW), Saarland University e as empresas Electric-Special Photronic Systeme, entre outros.

“Sem comunicação, a mobilidade não é mais concebível hoje em dia. Onde quer que veículos ou peões se encontrem, os utilizadores da via pública devem comunicar, entre si. Por exemplo, ao cruzar estradas ou em situações de prioridade de passagem pouco claras”, diz Michael Kleinkes, responsável pelo centro de produtos global Car Body Lighting da HELLA.

“Mas, se no futuro, os veículos forem capazes de mover-se com total independência, pelo menos em certas situações, e o condutor for capaz de centrar a sua atenção em outras atividades, deve garantir-se que os veículos autónomos também sejam capazes de comunicar com outros utilizadores da estrada. A tecnologia de iluminação terá um papel importante nesta área”, frisa.

Os investigadores estudam, agora, a forma como o veículo autónomo pode utilizar sistemas baseados em luz para sinalizar que detetou um peão ou um ciclista e que é seguro para que mudem de lado da estrada. Por exemplo, através do uso de indicadores de status baseados em LED ou visores na carroçaria do veículo.

“A dificuldade maior é torná-lo visível em todos os momentos do dia e da noite. Também deve ser fácil e rapidamente compreendida por todos na estrada. Essa metodologia de comunicação uniforme ainda não existe. Mas é uma base para que a condução autónoma se torne realidade”, afirma Michael Kleinkes.

Mais sobre a HELLA aqui.

Secção patrocinada por empresas que apoiam jornalismo de qualidade
Expomecanica

 ÚLTIMAS 

Translate »