Skip to content

ZF escolhida pela SAIC Motor Corporation para produzir funções de condução autónoma

Radar quadridimensional, de alta resolução, que permite funções de segurança e condução autónoma, será produzida pela ZF para a chinesa SAIC Motor Corporation.
ZF Full-Range Radar

A ZF foi requisitada pela SAIC Motor Corporation, da China, para produzir a sua tecnologia Full-Range Radar, que interpreta as zonas envolventes do veículo em quatro dimensões, incluindo altura, tornando-o semelhante em capacidade aos sensores óticos, como câmaras e LiDAR.

Em combinação com estas tecnologias, o radar de alta resolução pode ajudar a fornecer a segurança e a fiabilidade necessárias para uma direção semi e totalmente automatiza, incluída no nível 4.

A tecnologia Full-Range Radar oferece alta resolução para quatro dimensões: alcance, velocidade, azimute (horizontal) e elevação. A adição do ângulo de elevação ajuda a gerar uma imagem 3D otimizada da situação de tráfego, enriquecida com informações de velocidade, resultando em deteção de ambiente de alta resolução.

Este tipo de dados permite que o veículo em autoestrada detete o fim de um congestionamento sob uma ponte num estágio inicial e trave de acordo com a situação.

O radar de alcance total também fornece informações que ajudam a detetar a berma da estrada e a existência de áreas de passagem livres nessa zona.

O Full-Range Radar tem uma resolução consideravelmente maior do que os radares de alcance médio, que, normalmente, dispõem de apenas 12 canais (três transmissores, quatro recetores). No radar de alcance total da ZF, o número de canais é 16 vezes melhor.

ZF SAIC

Quatro chips de circuito integrado de micro-ondas monolítico (MMIC) estão em combinação para atingir um total de 192 canais disponíveis. “O radar de alcance total da ZF representa um passo significativo em tecnologias de deteção”, explica Christophe Marnat, vice-presidente executivo da divisão de eletrónica e ADAS da ZF.

Que acrescenta: “Com os seus elevados níveis de reconhecimento de objetos e deteção de longo alcance, o Full-Range Radar é a chave para ajudar a atingir os requisitos de elevada perceção de L3 e L4 AD a um nível de preço competitivo. Este sensor também é capaz de aumentar, significativamente, o desempenho potencial de segurança avançada e aplicações de condução L2+”.

A elevada densidade de informações do Full-Range Radar permite o reconhecimento de objetos de forma muito detalhada. Por exemplo, recebe cerca de 10 pontos de dados de um peão em vez de apenas um ou dois, em comparação com os radares típicos dos automóveis atuais, permitindo informações mais precisas à medida que os radares registam a velocidade do objeto medido para cada ponto de medição.

“O Full-Range Radar da ZF representa um passo significativo em tecnologias de deteção. Com os seus elevados níveis de reconhecimento de objetos e deteção de longo alcance, é a chave para ajudar a atingir os requisitos de elevada perceção de L3 e L4 AD a um nível de preço competitivo”
ZF Christophe Marnat
Christophe Marnat
Vice-Presidente Executivo da Divisão de Eletrónica e ADAS da ZF

O Full-Range Radar da ZF pode até mesmo resolver o movimento de membros individuais dos peões, permitindo que o sensor reconheça, potencialmente, em que direção está a pessoa a caminhar.

O radar de alcance total é uma adição importante ao conjunto abrangente de sensores da ZF para funções de condução autónoma. Com um ângulo de abertura de cerca de 60°, foi projetado para uma ampla gama de situações: desde trânsito lento nas cidades até condução em estradas secundárias e autoestradas.

A 350 metros, o alcance está bem acima do atual proporcionado por outros sensores. O Full-Range Radar utiliza uma banda de 77 gigahertz e Onda Contínua Modulada por Frequência de Rampa Rápida (FMCW) partilhada com outros sensores de radar da ZF. O radar de alcance total começará a ser fornecido pela ZF à SAIC Motor Corporation em 2022.

Mais sobre a ZF aqui.

Secção patrocinada por empresas que apoiam jornalismo de qualidade
Expomecanica

 ÚLTIMAS 

Translate »