Skip to content

Dachser e Pharmediq juntas no combate à pandemia

Com apoio da Dachser, empresa distribuiu, em Espanha e noutros países europeus, mais de 100 milhões de máscaras e equipamentos de proteção.
Dachser Pharmediq

Perante uma crise, a rapidez de ação é um trunfo. E assim que a pandemia de covid-19 começou a fazer-se sentir, um pouco por todo o mundo, na primavera de 2020, a equipa da Pharmediq (empresa localizada no norte de Espanha e que se dedica à armazenagem, distribuição e comercialização de produtos médicos) já começava a preparar-se para as novas necessidades do mercado.

Sofía Nogueira Sánchez, CEO da Pharmediq, e a sua equipa reagiram de imediato à situação e procederam à encomenda de máscaras, no valor de vários milhões de euros, provenientes de outros países. Com o apoio da Dachser, a Pharmediq conseguiu distribuir por Espanha e vários países europeus mais de 100 milhões de máscaras e outros equipamentos de proteção, apenas em 2020.

“Rendermo-nos não era uma opção”, sublinha Sofía Nogueira Sánchez. “Os processos de tomada de decisão das grandes empresas são, normalmente, muito lentos, mas, no negócio da venda de produtos médicos, há que reagir de imediato às tendências de mercado e decidir com rapidez. Gostamos dessa dinâmica”, acrescenta a responsável, que, em 2009, se juntou à farmacêutica Patricia Antón Saavedra para fundar a empresa.

O transporte rápido e sem contratempos de produtos médicos adquiriu um papel crucial em tempos de pandemia. “Em 2020, demos uma volta de 180° e passámos das exportações internacionais para o mercado interno. Num curto espaço de tempo, estabelecemos uma via de importação contínua para produtos de combate à covid-19”, esclarece Sofía Nogueira Sánchez.

Enquanto, no início, recebiam muitas encomendas de máscaras de proteção, a partir do início de 2021 os equipamentos de proteção, como fatos, luvas e viseiras, passaram a ser os mais solicitados. Para dar resposta a esta procura, a Pharmediq ampliou a equipa e construiu três novos armazéns, que, neste momento, albergam mais de 1.000 paletes com produtos de combate à covid-19.

Sabia que...

a Dachser é um dos maiores grupos privados do mundo na área da logística e transporte de mercadorias, empregando cerca de 30.609 trabalhadores em 399 filiais de 44 países?

Outro fator que contribuiu para o suceso da Pharmediq foi, sem dúvida, contar com um parceiro de logística competente e de confiança. Desde 2014, a empresa viu as suas expectativas correspondidas na Dachser.

“A Pharmediq evoluiu de forma muito rápida e, agora, é um dos nossos clientes chave”, comenta Blanca de Francisco, Site Manager European Logistics da Dachser Asturias, que explica, ainda, que a empresa utiliza, sobretudo, a rede europeia de transporte terrestre da Dachser para a distribuição. Os grandes transportes provenientes da Turquia são feitos em camião completo (FTL), mas são realizados, também, serviços de grupagem, assim como outros, através de transporte aéreo e marítimo.

A CEO da Pharmediq enfatiza, ainda, o quanto a multinacional de logística se enquadra na filosofia da empresa e destaca que “a colaboração de excelência com a Dachser no ano passado foi vital, uma vez que a sua equipa das Astúrias deu resposta às nossas necessidades na perfeição”.

“A Dachser era responsável por organizar o transporte sob condições extremas de pressão de tempo, por vezes numa questão de horas. Ainda assim, a equipa foi sempre capaz de encontrar os meios apropriados em tempo recorde e de fazer chegar os produtos em um ou dois dias às clínicas espanholas”, diz a responsável.

“Estamos em contacto diário com o cliente para poder antever e planear as saídas de forma totalmente eficaz, sobretudo, para um destinatário tão importante como o hospital de campanha da IFEMA em Madrid”, adianta Blanca de Francisco, Site Manager da Dachser Asturias.

No total, em 2020, a Dachser auxiliou a Pharmediq a importar mais de 100 milhões de máscaras e o êxito da empresa foi reconhecido pela economia espanhola. Sofía Nogueira Sánchez recebeu o Prémio CaixaBank Mulher Empreendedora na zona norte, que reconhece a excelência profissional das empresárias.

Mais sobre a Dachser aqui.

Secção patrocinada por empresas que apoiam jornalismo de qualidade
Expomecanica

 ÚLTIMAS 

Motul Classic Eighties and Nineties

Motul com aposta dupla na gama de óleos de motor

A Motul, marca especializada na formulação de lubrificantes para os setores automóvel e industrial, acaba de lançar dois novos óleos de motor: Classic Eighties 10W-40 e Classic Nineties 10W-30.

Translate »