Skip to content

Com quantos pneus se conta a história dos 75 anos da Mabor?

6 de abril de 1946. Faz, hoje, 75 anos que foi produzido o primeiro pneu em Portugal, na fábrica de Lousado. Era o início de uma longa história de sucesso da Mabor.
Mabor 75 anos

Em retrospetiva, todas as histórias de sucesso parecem simples. Mas se recuarmos ao dia 6 de abril de 1946, faz hoje, precisamente, 75 anos, poucos apostariam que “aquele” primeiro pneu, produzido em Portugal, na pioneira fábrica, em Lousado, da marca Mabor, conseguiria “rolar” durante tantos anos e alcançar tamanha posição de referência nacional e internacional.

A Mabor procurou distinguir-se, desde sempre, pelo pioneirismo e pela inovação em termos de campanhas de publicidade e marketing. Segundo reza a história, foi graças à Mabor que surgiram as primeiras placas de publicidade exterior em Portugal.

Mas não só. A longínqua história da Mabor encontra-se, também, fortemente marcada pela sua ligação ao desporto automóvel, logo a partir da década de 50. E durante mais de 30 anos, diga-se, destacando-se não só a nível técnico e de performance, como, também, enquanto marca, publicitando os maiores circuitos e competições da altura.

A partir desta época, passou a ser impossível dissociar a marca do meio automobilístico português. Uma associação que se manteve ao longo de várias décadas e que ainda hoje se mantém bem viva nas memórias de muitos portugueses aficionados pelo desporto automóvel.

Nesta ligação ao desporto automóvel, de sublinhar ainda a participação (e o triunfo) da Mabor no icónico Troféu Datsun 1200, em 2004, com um carro totalmente decorado com as cores da marca.

Os anos continuaram a passar. E, em 1990, o Grupo Continental criou uma joint-venture com a Mabor e a marca passou a fazer parte do seu universo. Dois anos depois, a Continental AG adquiriu a maioria do capital.

Mabor novos êxitos

“É muito interessante perceber que, 75 anos depois, continua viva e a ser muito acarinhada pelos portugueses”, diz Pedro Teixeira, diretor-geral da Continental Pneus Portugal, a propósito da longevidade da Mabor.

No ano em que se assinalam sete décadas e meia do lançamento no mercado do primeiro pneu Mabor, os níveis de notoriedade que ainda hoje a marca alcança são “um case study, sendo líder destacada no seu segmento. O sucesso da Mabor reside, também, na sua íntima ligação à história de Portugal, tendo acompanhado várias gerações”, acrescenta Pedro Teixeira.

Mabor fábrica de Lousado

O diretor-geral da Continental Pneus Portugal destaca a forma como a Continental tem vindo, nos últimos anos, a reforçar a importância da marca no setor, impulsionando o valor que a mesma tem para Portugal, devido à sua história e tradição.

“A Mabor é responsável por um capítulo magnífico na história do nosso país. Representa o espírito empreendedor, ambicioso e arrojado dos portugueses”, afirma.

Acrescentando de seguida: “E a Continental, com o know-how e a visão estratégica que, desde sempre, lhe são reconhecidos, não desperdiçou este magnífico capital e tem sabido posicionar e renovar a Mabor para que esta continue a dar cartas nos próximos 75 anos”.

Pedro Carreira, presidente do Conselho de Administração da Continental Mabor, por sua vez, foca-se na importância do dia 6 de abril de 1946, “data da inauguração oficial da Mabor: foi um dos primeiros marcos históricos na produção de pneus em Portugal. Prestamos a nossa homenagem aos seus fundadores e a todos os colaboradores, pois, sem eles, a nossa empresa, Continental Mabor, provavelmente não existiria. Foram pioneiros e audaciosos no seu tempo. E esse espírito tem passado de geração em geração e ainda se mantém nos nossos dias”.

Para assinalar a data, a Mabor lançará uma ilustração alusiva a estes 75 anos, da autoria de Rui Ricardo. Natural do Porto, Rui Ricardo revelou, desde cedo, os dotes no desenho e as suas primeiras publicações foram aos 15 anos.

Secção patrocinada por empresas que apoiam jornalismo de qualidade
Euromais peças e pneus
Acuride_300x150
Checkup Club
Launch by Gteam
Momo Italy
Gteam Goncalteam

 ÚLTIMAS 

Motul Classic Eighties and Nineties

Motul com aposta dupla na gama de óleos de motor

A Motul, marca especializada na formulação de lubrificantes para os setores automóvel e industrial, acaba de lançar dois novos óleos de motor: Classic Eighties 10W-40 e Classic Nineties 10W-30.

Translate »