Skip to content

Industrias Dolz revela como selecionar a bomba de água correta

A bomba de água permite que o motor funcione de forma suave, ao fazer circular a quantidade adequada de líquido de refrigeração pelos componentes vitais.
Industrias Dolz trucks water pump

“O motor é como um ‘contentor’ que controla, constantemente, explosões. Como tal, as temperaturas internas podem atingir proporções extremamente elevadas. A presença de um líquido de refrigeração eficaz permite manter tudo sob controlo. A única forma de o refrigerante cumprir a sua missão é através de uma bomba de água potente”, começa por explicar o artigo elaborado por Patricia Gimeno e difundido pela Industrias Dolz.

Como selecionar, então, a bomba de água de substituição correta para camião? Primeiro, importa ter em conta diversos fatores que influenciam a escolha. São os seguintes:

• Compatibilidade com o modelo e a marca do camião: as bombas de água não servem todas para os mesmos camiões. Por isso, deve escolher-se a que seja compatível com a marca e o modelo específicos do veículo. Além disso, convém analisar o motor do camião, pois tal também determinará a bomba de água necessária.

• Qualidade da bomba de água: a bomba de água de camião é um elemento fundamental para o seu bom funcionamento, uma vez que é responsável pela refrigeração do motor. Não vale a pena economizar na substituição deste componente. É fundamental escolher uma bomba de água que seja fabricada com materiais de qualidade e que ofereça uma garantia que esteja em consonância com a durabilidade.

• Fabricante confiável – esta não é, regra geral, uma área à qual se dê muita atenção ao selecionar uma bombas de água para camião, mas escolher um fabricante confiável pode fazer toda a diferença. É conveniente trabalhar com um fornecedor que tenha um longo historial e que garanta que o seu trabalho seja regido pelos padrões de qualidade estabelecidos no setor.

Sintomas de problema na bomba de água

Geralmente, é sinónimo de falha no vedante dentro da bomba de água, resultando num fluxo inconsistente de líquido de refrigeração para o motor. Costuma aparecer por baixo do radiador.

Deve inspecionar-se a bomba de água para detetar se existe presença se sinais de ferrugem ou corrosão.

Se a polia da bomba de água estiver solta, gera-se um barulho insuportável (chiar).

É outro dos sintomas de problema. Se o motor aquecer demasiado, mesmo estando o radiador cheio de líquido de refrigeração, a origem pode estar na bomba de água.

Se for de branca e estiver a sair do radiador, o melhor, mesmo, é imobilizar o veículo.

É frequente tomarem-se decisões à pressa no momento de escolher a bomba de água para camião. Um dos erros mais comuns é não ser dada atenção ao desempenho da bomba de água. As bombas de água têm dois fatores decisivos importantes: a taxa de carga e a taxa de fluxo. Os dois parâmetros são, normalmente, impressos no motor como “Max head 10M, Max flow 1800 LPH”. Isto significa que a máquina pode bombear 1.800 litros por hora ou suportar uma pressão máxima de 10 metros.

Muitas vezes, compram-se produtos que não são certificados ou que não dispõem de garantia. Nestes casos, acaba por comprar-se um produto não confiável que não dura muito tempo. Convém efetuar algumas pesquisas antes de se comprar a bomba de água e a ventoinha de refrigeração para camiões. E escolher marcas e fornecedores de qualidade, que deem garantia.

Quando se compra uma bomba de água para o mercado de reposição, deve considerar-se todos os custos associados à compra. Mas não se pode apenas somar o preço do componente ao de outros custos, como a manutenção, a reparação e a futura substituição.

É necessário verificar se a bomba de água funcionará com a bateria atual do veículo ou se será necessário trocar esta também. O que pode representar um problema para a oficina, uma vez que acarreta custos adicionais para o cliente.

A Industrias Dolz é líder mundial no fabrico de bombas de água. Há mais de 80 anos. Dispõe de um extenso catálogo de bombas de água para camiões e dispõe de certificação, características que lhe permitem assegurar a durabilidade e a qualidade dos produtos.

Mais sobre a Industrias Dolz aqui.

Secção patrocinada por empresas que apoiam jornalismo de qualidade
Vicauto
Escapeforte
liquimoly_300x150_m
Romafe
FUCHS_logo_300x150_m
Tempanalise

 ÚLTIMAS 

Motul Classic Eighties and Nineties

Motul com aposta dupla na gama de óleos de motor

A Motul, marca especializada na formulação de lubrificantes para os setores automóvel e industrial, acaba de lançar dois novos óleos de motor: Classic Eighties 10W-40 e Classic Nineties 10W-30.

Translate »