Skip to content

Breve história feliz de uma venda a 300 km de distância

Conheça a história de um negócio que começou mal, no stand errado, e que acabou bem, a 300 km de distância, online, na Soc. Com. C. Santos.
Soc. Com. C. Santos compra online

Há histórias de amor assim. E esta aconteceu em maio de 2020, ainda a pandemia de covid-19 começava, aos poucos, a impor a sua presença no país – e no resto do mundo. Eduardo Loureiro já andava enamorado pelo Mercedes-Benz A160 há muito e certo dia decidiu ganhar coragem e entrar num stand da marca, mesmo ao lado da sua casa, em Corroios.

Queria materializar essa paixão, mas a resposta do outro lado não correspondeu à suas expectativas. “Não se preocuparam em fazer a venda. Não me deram atenção alguma”, confidencia ao Check-up. Desgostoso, chegou a pensar em desistir do A160, mas deu por si a abrir o computador e a pesquisar o modelo online.

Deparou-se com o showroom da Soc. Com. C. Santos. Apesar de comprar “quase tudo” na Internet, há já alguns anos, Eduardo Loureiro admite que “nem sequer sabia que era possível comprar um automóvel desta forma”. A relação comercial não podia ter corrido melhor. “Foi tudo impecável e o César Machado, com quem tratei de tudo, foi incansável durante todo o processo”, revela.

Houve apenas um pequeno imprevisto. “O carro que eu queria já tinha sido vendido. Mas ele arranjou-me uma solução ainda melhor”, conta. Por outras palavras, Eduardo Loureiro queria levar para casa um A160, mas na mais sedutora versão AMG Line. “Os valores estavam dentro daquilo que tinha pensado. Foi muito bom”, afirma.

“A relação com as pessoas é fundamental. E como era um automóvel novo, não me importei de não o testar antes”, explica Eduardo Loureiro, que, quando pensar em voltar a trocar de “amor” não hesitará em contactar César Machado. “Já lhe disse que, enquanto ele lá estiver, comprarei sempre lá”, assegura ao Check-up. Não pode haver maior prova de fidelidade.

Soc. Com. C. Santos Dias Mercedes-Benz

Para concluir a sua história vivida, um detalhe ajuda a explicar os laços criados. É uma questão de distâncias. Eduardo Loureiro vivia (ainda vive) em Corroios e o A160 encontrava-se na Soc. Com. C. Santos, na Maia, a “perto” de 300 km. “Só me apercebi depois. Estava disposto a lá ir levantá-lo, mas o César Machado fez questão de mo vir trazer a casa”…

Negócio digital… e real

Do outro lado desta história, está César Machado, product expert da Soc. Com. C. Santos e que, desde março de 2020, lidera o departamento de vendas online da empresa, estando, atualmente, a acompanhar os Dias Mercedes-Benz Certified.

Em conversa com o Check-up, recorda a relação de amizade criada com Eduardo Loureiro. E explica que a pandemia acelerou este tipo de negócio na empresa. “Não fomos apenas nós, todos cresceram no online. Ainda hoje se reflete. Há uma maior vontade dos clientes”, adianta.

Online shopping

“A nível de vendas, ainda estamos longe das presenciais. A nossa empresa privilegia muito a relação com o cliente. Tem ainda outra força. Mas temos crescido”, explica.

Segundo o responsável, dado o montante do produto, existe ainda alguma resistência da parte do cliente neste tipo de negócio digital. “Sem ver primeiro o carro, ao vivo, ainda é um passo difícil”, reconhece. E a verdade é que a procura tem crescido. É curioso como, a partir de um negócio “virtual”, poderá sempre nascer um novo cliente bem real.

“São clientes novos que entram, mas não há um perfil único nas compras online: vai desde aquele que compra o modelo mais acessível até ao mais caro”, sublinha.

Neste ano que leva de funções, o online já assegurou 30 vendas, apesar de os pedidos de propostas serem muito superiores. Quanto ao futuro, acredita que este tipo de negócio será cada vez mais frequente, mas não arrisca uma previsão de números.

“A empresa está a fazer uma forte aposta e o online está a ganhar força”, defende. E deixa uma mensagem de otimismo: “Quando esta pandemia passar, os números conquistados nesta área já não deverão cair”…

Mais sobre a Soc. Com. C. Santos aqui.

Secção patrocinada por empresas que apoiam jornalismo de qualidade

 ÚLTIMAS 

Motul Classic Eighties and Nineties

Motul com aposta dupla na gama de óleos de motor

A Motul, marca especializada na formulação de lubrificantes para os setores automóvel e industrial, acaba de lançar dois novos óleos de motor: Classic Eighties 10W-40 e Classic Nineties 10W-30.

Translate »